A eliminação do surfista brasileiro Gabriel Medina nos Jogos Olímpicos foi questionada, na madrugada desta terça-feira, por especialistas e torcedores do Brasil. Com a repercussão, o diretor técnico da Associação Internacional de Surfe, Erik Krammer, e que possui a mesma função na Olimpíada de Tóquio 2020, opinou sobre a pontuação da semifinal. Para ele, Medina não foi prejudicado pela arbitragem.
+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
+ Futebol, vôlei, judô e vôlei de praia e chances de medalha: confira a agenda do oitavo dia dos Jogos Olímpicos de Tóquio
O diretor discordou que Gabriel Medina tenha deixado a disputa por conta da avaliação equivocada dos juízes. O surfista japonês Kanoa Igarashi avançou à final e perdeu para Italo Ferreira. No último aéreo feito na bateria, o adversário do brasileiro conseguiu a segunda maior nota da competição, 9.33, o que sacou Medina da fase.
- Eu acho que o resultado está certo. Mas não posso falar que Medina está errado porque ele tem outra opinião. E muitos brasileiros e outros no mundo podem achar que o Medina ganhou. Haverá outros que pensam que não. As opiniões são diferentes mesmo. Isso pode acontecer. O juízes vão analisar a apresentação e podem ter opiniões diferentes. Eu, como diretor técnico, respeito. Todos olham as ondas, dão suas opiniões e se têm dúvidas podem ver o replay. Mudam a nota ou não. Mas, no final, a nota é a do juiz. E isso é muito importante - comentou Erik, que é ex-árbitro com experiência de uma década na função, e seguiu:
- Você pode colocar os cinco melhores juízes do mundo juntos e vão ter opiniões diferentes. Às vezes serão iguais. Isso é a beleza do nosso esporte e entendo que também é a complexidade do nosso esporte - comentou ele ao portal O Globo.
O representante nacional ainda perdeu o bronze. Nas redes sociais, Yasmin Brunet, namorada de Medina, e o surfista reclamaram da pontuação. Na visão de comentaristas do Grupo Globo, o japomês acabou fazendo um aéreo excelente, mas talvez não merecesse uma nota melhor do que a mesma manobra produzida por Medina. Internautas classificaram a eliminação como "roubo".