Donald Trump critica time americano de futebol feminino, após protestos em Tóquio: ‘maníacas esquerdistas’
Seleção Estadunidense levou o bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas não foi suficiente segundo ex-presidente do país
- Matéria
- Mais Notícias
O time norte-americano de futebol feminino, que levou o bronze, ajoelhou em protesto antes dos jogos nas Olímpiadas em prol da justiça para as minorias. Mas o gesto não foi bem visto pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que criticou as atletas nesta quinta-feira (05), as descrevendo como "maníacas esquerdistas".
O ato de se ajoelhar em manifestos começou em 2017 com o jogador de futebol americano, Colin Kaepernick, pois ele fazia este gesto durante o hino nacional dos Estados Unidos.
Mas Trump não levou o ativismo a sério e até se referiu a "woke" ao debochar das atletas. A palavra significa "acordado" em inglês e sempre está presente na batalha contra a desigualdade social e racial nos Estados Unidos, ela ganhou força no movimento Black Lives Matter. Mas o ex-presidente usou o termo de forma pejorativa.
Relacionadas
"Se nossa seleção de futebol, liderada por um grupo radical de maníacas esquerdistas, não fosse engajada, teria ganho o ouro em vez do bronze"
— Trivelas ⚽️👑 #Tokyo2020 (@trivelass) August 5, 2021
🤮 Trump, em ataques a seleção feminina dos EUA e Rapinoe pic.twitter.com/SwZCwFmkGz
— Acordar significa perder, tudo que é acordado dá errado, e nosso time de futebol certamente perdeu. Havia, no entanto, alguns patriotas em pé. Infelizmente, eles precisam de mais do que respeito ao nosso hino nacional e ao nosso país — ele declarou.
As críticas de Trump aconteceram depois do jogo dos Estados Unidos contra Austrália nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde a Seleção Estadunidense ganhou por 4 a 3 e levou o bronze para o país. Apesar de não citar nomes, o ex-presidente flou sobre a a capitã do time, Megan Rapinoe, que já tinha se negado a visitar a asa Branca em 2019, logo após vitória na Copa do Mundo.
— A mulher de cabelo roxo jogou terrivelmente e passa muito tempo pensando sobre a política da esquerda radical e não fazendo seu trabalho — disse, apesar da jogadora ter feito um dos gols que consagrou país no pódio olímpico.
Veja abaixo o quadro de medalhas e o calendário dos Jogos Olímpicos de Tóquio:
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias