Efeito Suárez: graças ao atacante, pesquisa aponta aumento de buscas e menções sobre o Grêmio na mídia

"Grêmio" foi citado 877 vezes de janeiro a novembro de 2022 e saltou para 3198 no mesmo período de 2023, na TV

imagem cameraSuárez foi artilheiro do Grêmio em 2023 (Alexandre Durão / Grêmio FBPA)
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João Pedro Soares
Porto Alegre (RS)
Supervisionado porAndré Carbone
Dia 13/12/2023
11:26
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O Grêmio realizou uma jogada de mestre ao contratar o renomado craque uruguaio, Luis Suárez, e um estudo recente da Tunad veio confirmar que essa decisão não apenas trouxe vitórias em campo, mas também revelou uma estratégia de marketing excepcional para o clube gaúcho. A pesquisa da empresa de Inteligência de Mídia realizou um comparativo entre os períodos de janeiro a novembro de 2022 e 2023, evidenciando as transformações positivas nas diversas esferas do clube.

- Estimar que o "fator Suárez" tenha gerado entre 120 e 140 milhões de Reais ao Grêmio, destaca a dimensão do impacto financeiro positivo que sua participação trouxe - comentou Jeferson Thomas, ex-conselheiro fiscal e atual membro do conselho deliberativo do Grêmio.

Além dos ganhos monetários diretos, o conselheiro do clube ressalta a valorização da marca do clube, um benefício intangível que se traduz em prestígio. Outro ponto relevante, destacado por Jeferson, é a valorização dos passes dos companheiros de equipe, indicando uma influência positiva que vai além do desempenho individual. Thomas reconhece a importância estratégica de Suárez não apenas nos campos de jogo, mas também nos corredores do marketing e nos bastidores do sucesso financeiro do clube.

Para compreender esses resultados, a Tunad utilizou uma abordagem analítica, examinando a variação no crescimento de buscas no Google relacionadas ao Grêmio e a Suárez durante os períodos mencionados. Além disso, analisou a frequência das palavras "Grêmio" e "Suárez" nos pronunciamentos da TV Globo São Paulo.

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Os resultados revelaram que as palavras-chave relacionadas ao "Sócio Grêmio" foram as que apresentaram maior crescimento, com um impressionante aumento de 15,7% no período analisado. Em seguida, observou-se um crescimento de 13,2% para "Suárez", 7,2% para "Grêmio" e 5,9% para "Camisa Grêmio".

No que diz respeito à exposição na mídia, a análise mostrou um aumento exponencial nas menções tanto ao "Grêmio" quanto ao "Suárez" na Globo São Paulo. A palavra "Grêmio", que teve 877 identificações de janeiro a novembro de 2022, saltou para 3198 no mesmo período de 2023, representando um surpreendente aumento de 264%.

Suárez marcou um gol em sua última partida na Arena do Grêmio, contra o Vasco (Foto: Lucas Uebel/Gremio FBPA)

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Da mesma forma, a palavra "Suárez" foi pronunciada 49 vezes em 2022, elevando-se para 123 em 2023, um aumento de 151%, que só não foi mais expressivo em decorrência do alto número de citações sobre o jogador, principalmente no final de 2022, na Copa do Mundo. Mesmo com o Grêmio na Série B no ano passado, o aumento de citações pelo clube este ano foi exponencial.

Dessa forma, o estudo mostra que a contratação de Luis Suárez pelo Grêmio não só fortaleceu a equipe em campo, mas também teve um impacto na visibilidade do clube e para os cofres do Imortal.

Pelo Grêmio, Luisito atuou por uma temporada, com 29 gols e 17 assistências em 2023. Foi o artilheiro da equipe e o líder em assistências do time, além de um dos principais jogadores do futebol brasileiro no ano. Ele conquistou os títulos da Recopa Gaúcha e do Gauchão com a camisa tricolor.

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