Engajamento nas redes sociais faz clubes apostarem na criatividade para anunciar novos jogadores

De cachorro-quente e super-herói a cubo mágico: alusões são estratégia para equipes diferenciarem-se no ambiente virtual

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Na era das redes sociais, os clubes de futebol têm marcado presença no meio para se comunicar cada vez mais com os torcedores. Neste ambiente é comum observar as equipes se valerem de brincadeiras, memes e alusões. E para, anunciar as novas contratações, alguns dos principais clubes também têm se utilizado um caminho semelhante, em que predomina a criatividade para apresentar ao torcedor os novos reforços.

O Fortaleza é uma das equipes que mais tem utilizado esta estratégia. Na última quinta-feira (8), por exemplo, o clube publicou nas redes sociais um vídeo em que funcionários e torcedores tricolores experimentavam e aprovavam um cachorro-quente chileno, para depois fazer referência ao zagueiro Benjamín Kuscevic, o “cão de guarda” chileno.

Já em outras oportunidades, o clube também aproveitou-se da criatividade, como para anunciar o goleiro Santos, em janeiro, apresentando-o em vídeo como um super-herói da “Roliude Nordestina”, com características como poder voar, ter super velocidade e possuir olhos de águia. Já o zagueiro Tomi Cardona, também contratado para este ano, foi anunciado em vídeo publicado pelo clube como o xerife da “Laion Ville”. CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz, destaca a importância de utilizar-se as redes sociais para ampliar o vínculo com os torcedores:

- É preciso fazer com que a nossa torcida esteja cada vez mais próxima da gente, mesmo nos dias em que não há jogos. E as redes sociais são um ótimo caminho para isso. São fundamentais para gerar interação com o público, podendo explorar conteúdos como o tratamento de pautas sociais, revelar bastidores dos treinamentos, exibir ativações da instituição, entre outros. Por isso, sabemos da importância em ter uma equipe apta a produzir conteúdos de qualidade, que gerem bons índices de engajamento - analisa.

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Outras das equipes que apostou na criatividade ao anunciar um atleta foi o Atlético-MG, que, minutos antes de comunicar a torcida sobre a contratação de Gustavo Scarpa, publicou um vídeo em que um jogador aparecia montando um cubo mágico – um dos hobbies com os quais o meio-campista se identifica – até formar o símbolo do clube. Já o São Paulo, por sua vez, anunciou o atacante Ferreira com uma série de imagens dele quando criança, vestindo a camisa do São Paulo, para destacar que o atleta “sempre foi Tricolor”.

- Além da preocupação em relação à qualidade das publicações, há também uma estratégia por trás da criação para envolver audiência em um ambiente tão competitivo como as redes sociais - analisa Renê Salviano, CEO da Heatmap, empresa especializada em marketing e patrocínio.

Já o Bahia, clube ativo durante esta janela de transferências, produziu um mini-clipe para apresentar o meia Éverton Ribeiro, em que que destaca a força do estado, tanto como polo cultural, quanto por ressaltar a escolha do atleta pelo clube, ao enfatizar no post a frase: “Pensar grande é pensar fora do eixo”. Reginaldo Diniz, CEO da End to End, contratada pelo clube como agência criativa de conteúdos e re-branding para as propriedades de conexão com o torcedor e o sócio-torcedor, destaca esta ação realizada em conjunto com o clube, além de projetar as expectativas pelas entregas nos canais de relacionamento:

- Esperamos conseguir suportar e apoiar o planejamento estratégico do clube com a criação de conteúdos que possam impulsionar a paixão e a conexão do torcedor com o Bahia, através de diversas iniciativas e experiências que possam ser transformados em cases de sucesso - afirma.

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