Ex-treinador da Confederação de Ciclismo é suspenso pelo COB por assédio sexual
Emerson Francisco da Silva foi acusado de abusar de uma atleta de 18 anos; ele ficará afastado até 2026
- Matéria
- Mais Notícias
Acusado de abusar uma atleta de 18 anos, em 2018, o ex-treinador da Confederação Brasileira de Ciclismo, Emerson Francisco da Silva, foi suspenso pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (Cecob), por dois anos.
Relacionadas
Segundo o Cecob, Emerson está proibido de ter cargos no "movimento olímpico, incluindo COB e Confederações Olímpicas, estando proibido de exercer qualquer função em todo o sistema olímpico brasileiro, incluindo-se as Federações filiadas às Confederações Olímpicas".
A CBC foi notificada a melhorar os seus sistemas de proteção as vítimas de assédio. Segundo o jornal "O Globo", o caso primeiro foi levado à Confederação que não deu andamento na investigação. Depois, a mesma denúncia foi feita ao Compliace do COB e remetida ao Cecob.
A confederação foi orientada a revisar e melhorar os "seus sistemas de comunicação interna, governança, prevenção de incidentes de assédio e abuso, e atendimento a vítima". A CBC, assim como o Emerson, deverão que comprovar a participação no curso de proteção de atletas contra assédio e abuso disponibilizado pelo Comitê Olímpico Internacional.
➡️Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas
ENTENDA O CASO
Segundo ao relato que a jovem deu, em anonimato, ao "UOL", em junho de 2023, ela estava no Rio de Janeiro para realizar treinos e estava hospedada junto ao treinador e outras três meninas.
A jovem relatou que, em um determinado momento, ela e Emerson estavam sozinhos na casa e o treinador ofereceu uma bebida a ela. Durante a conversa, ele começou a falar sobre sexo e tentou beija-lá. Ela recusou e logo após, ele tirou a camisa dela e se masturbou até ejacular na mão dela.
A atleta contou que procurou a polícia e que gravou uma conversa com o treinador abordando o tema e onde ele pede que o assunto não seja comentado com ninguém.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias