Globo bate o martelo sobre estaduais e sofre pior queda em número de jogos dos últimos 31 anos
No total, a emissora carioca exibirá 48 partidas no próximo ano
O Grupo Globo decidiu não transmitir os campeonatos estaduais da próxima temporada, com exceção do Pernambucano, que está em seu último ano de contrato. Com isso, a emissora carioca terá o menor número de transmissões de partidas de futebol desde 1991. A informação é do portal 'Notícias da Tv'.
Agora, o foco da rede será para a Copa do Brasil e a Série A e B do Campeonato Brasileiro. No total, a Globo comandará 48 transmissões de futebol. São 38 rodadas do Brasileirão, mais dez do mata-mata milionário. O número não conta com os jogos da Seleção Brasileira nem da Copa do Mundo do Catar, que são vendidos separadamente.
+ Veja a tabela do Brasleirão!
Segundo o 'Notícias da TV', a emissora carioca traça planos ambiciosos com o futebol. Para o Grupo Globo, os Estaduais não fazem mais parte do bloco relevante dos campeonatos do país. A decisão se justifica pelos baixos índices de audiência registrados durante as competições e os altos custos com as federações estaduais. O Paulistão, por exemplo, fez a rede desembolsar nada menos que R$ 200 milhões por direitos em todas as mídias.
O Campeonato Pernambucano, que será transmitido normalmente pela Globo, tem contrato com o torneio até 2022. Os jogos não entram na soma total da emissora por ser um evento exibido apenas no estado nordestino. A tendência é que ele seja deixado de lado também em 2023.