A coragem de Vinicius Júnior para enfrentar o racismo e cobrar veementemente punição aos racistas foi motivo de celebração para Lewis Hamilton. O piloto de F1, que é uma das vozes mais ativas da atualidade na luta contra a discriminação racial, também já foi vítima de injúrias na Espanha. Ao comentar sobre a postura do brasileiro, o britânico também relembrou outros casos.
- É devastador pensar que em 2023 ainda estamos vendo e ouvindo essas coisas. Isso realmente me atinge, traz emoções sobre as coisas que vivenciei, seja no Reino Unido ou quando eu estava correndo na Itália, na França ou na Espanha. Acho que ele tem sido incrivelmente corajoso. Acho incrível o que muito dos que estão vivenciando (o racismo) em campo fazem em termo de se manterem firmes e humildes em suas abordagens. Não sendo reativos, mas sendo responsáveis quando avançam, pois sabem há muitas crianças assistindo -, pontuou Lewis.
O caso da Espanha, citado pelo piloto, ocorreu durante a pré-temporada em Barcelona, no dia 02 de fevereiro de 2008. Um ano antes, Lewis foi o maior rival do espanhol Fernando Alonso, na McLaren, e ganhou bastante antipatia no país. Tanto que foi vaiado todas as vezes que aparecia ou deixava o boxes durante o Circuito da Catalunha.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
No entanto, as manifestações de torcedores perderam espaço para os racistas presentes. Um grupo vestia perucas negras, tinha o rosto pintado de preto e camisa "família de Hamilton" enquanto fazia sons de macaco nas arquibancadas. Também era possível ver faixas com hostilidades ao britânico, que depois foram retiradas por seguranças.