InvestSmart reúne personalidades do esporte no mercado financeiro
Atualmente fora dos campos, o ex-goleiro da Seleção Brasileira Júlio Cesar <br>agora bate bola com especialistas em renda variável<br>
Carreiras profissionais bem sucedidas no esporte mundial são cada vez mais comuns. Atletas brasileiros de várias modalidades esportivas, como por exemplo futebol, vôlei, surf, basquete, tênis e skate têm se destacado mundo afora com a conquista de prêmios e vultosas somas em dinheiro.
Confira e simule a tabela do Paulistão
Entretanto, a jornada vencedora e bem remunerada traz muitas alegrias, sucesso e fama, mas não dura para sempre. No caso de um jogador profissional de futebol, o tempo efetivo de atuação como titular não costuma ultrapassar 20 anos de duração. Normalmente, a maioria dos atletas profissionais despedem-se dos campos e encerram a carreira ao completar 40 anos de idade.
O grande desafio não está mais embaixo das traves e sim, na necessidade de sustentar a família, mantendo o padrão de vida que construiu e usufruiu durante os anos de atuação como jogador profissional. Nesse contexto, a cada dia, é maior o número de esportistas que começam a cuidar melhor do seu dinheiro e patrimônio e, por isso, passam a investir no mercado financeiro, seja de forma mais conservadora ou com maior risco e possibilidades de ganhos, como os produtos de renda variável e os investimentos na Bolsa de Valores.
Vislumbrando estas oportunidades, o ex-goleiro Julio Cesar, começou a cuidar cada vez mais do seu patrimônio e acabou se tornando Embaixador da Investmart, assessoria de investimentos que faz parte do grupo XP Investimentos. E, junto com a influencer Alice Porto, fundadora do canal Contadora da Bolsa e CEO do Contadora da Bolsa Contabilidade, participaram do maior evento de investimentos do Rio de Janeiro: o InvestSmart 2022, realizado com o propósito de unir e conectar as principais pontas do mercado de finanças: Investidores e Investimentos.
Alice, que é especializada em tributação na Bolsa e orienta seus mais de 5.000 clientes e mais de 275 mil seguidores a se defenderem das garras do Leão, percebeu nos últimos meses um aumento do número de atletas e ex-atletas que buscam a sua orientação especializada.
- O sistema tributário no Brasil é bem complexo e exige que todos os investimentos na Bolsa de Valores sejam declarados pelo investidor. Acontece que, por desconhecimento e insegurança em errar, muitos acabam cometendo erros ou simplesmente travando e não conseguindo prosperar. É muito legal ver o Júlio César entrar neste mercado pela porta da frente e da maneira correta: sendo assessorado por profissionais que entendem de investimentos em bolsa - comenta Alice.
Conforme exigido pela Receita Federal, a tributação dos investimentos em renda variável tem regras bem específicas a serem cumpridas e, caso contrário, podem gerar custos extras com multas e juros, além de aborrecimentos, como ter o patrimônio vasculhado pela malha fina e até sofrer o bloqueio do CPF.
Segundo Porto, “tudo isso pode acabar afastando novos investidores na Bolsa, que precisam saber que, independente do valor investido na bolsa, nem que seja R$1, é preciso declarar tudo no imposto de renda. Além disso, o cálculo dos resultados deve ser mensal, para ver se vai precisar pagar imposto através do DARF (no caso de lucro tributável) ou não (em caso de prejuízo ou lucro isento).
O evento realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro contou ainda com outras personalidades do mercado de renda variável, como Cris Arcangeli, Pablo Syper, Zeina Latif, Kondzilla, Luiz Alves, Marcos Baroni, Caio Megale, Henrique Bredda entre outros nomes presentes no InvestSmart 2022, na ExpoMag.