Após as constantes reclamações de clubes e torcedores com as partidas de clubes brasileiros em Datas Fifa, o problema parece estar na mira da CBF. O coordenador da seleção principal masculina e ex-jogador, Juninho Paulista declarou, nesta segunda-feira, no programa Bem Amigos, do SporTV, que o calendário da CBF será transformado: "Em 2020 isso acaba". O ex-jogador ainda justificou nomes de jovens atletas classificados como nível de Seleção principal.
- No ano que vem, isso acaba. Nas Data Fifa, serão cinco, não vai haver jogos conflitantes. Enquanto a seleção brasileira jogar não vai haver jogos conflitantes. O planejamento do calendário em 2020 não contemplava uma Copa América. Ela foi lançada em junho deste ano. No ano que vem vamos conviver com esse problema e também com a Olimpíada. Em 2021, 2022, 2023, esses problemas acabaram. Isso vai acontecer. Estou te falando com propriedade.
Ao comentar a visão da CBF sobre as convocações de Tite para os amistosos da Seleção contra Senegal e Nigéria, em Singapura, o ex-jogador disse que a Confederação difere jogos de mata-mata e torneios de pontos corridos. Vale lembrar que apenas dois atletas de Grêmio e Flamengo - Everton "Cebolinha", Matheus Henrique, Gabigol e Rodrigo Caio - foram chamados.
- A gente trata diferente competições como Libertadores e Copa do Brasil do que o Brasileiro. A gente teve sensibilidade com isso na Copa do Brasil com o Everton. Vai ter um jogo da Libertadores dia 2, agora. O Brasil joga dia 10 e dia 13. O próximo jogo da Libertadores é só no dia 23. O nosso entendimento, foi de que não tendo jogos eliminatórios a gente poderia usar mais desse critério (convocar jogadores de times brasileiros) - que completou com a explicação:
- E mesmo assim a gente teve o cuidado de não convocar mais de dois por time. A gente sempre procura usar o bom-senso. No nosso entendimento a gente só poderia convocar dois jogadores porque é durante um campeonato que está no início do segundo turno. Em novembro talvez seja um pouco diferente.
As mudanças na Data Fifa propostas pela CBF devem ser feitas nas próximas temporadas. Ainda segundo o o coordenador, a visão da Confederação precisa ter um olhar técnico. Para tanto, mesmo com as seguidas reclamações dos torcedores, sobre a baixa quantidade de partidas da Seleção, Juninho declarou que a prioridades é a preparação da Seleção para a próxima Copa América.
O dirigente brasileiro ainda esclareceu a opção da CBF de não convocar nomes de atletas que são de idade olímpica com nomes renomados por serem classificados como "jogadores de Seleção principal". Nomes como Vinícius Jr., Paquetá, Richarlison, David Neres e Renan Lodi são exemplos de jovens atletas que não irão disputar o pré-olímpico, e possivelmente nem a Olimpíada, caso obtenha a vaga.