Na última quarta-feira (14), o Liverpool lançou o primeiro episódio da série "Bobby", em homenagem ao atacante Roberto Firmino, ídolo do clube que não permanecerá no elenco para a temporada 2023/24. O conteúdo será disponibilizado na LFCTV GO, plataforma de streaming do time inglês. O documentário, de três episódios, contará com depoimentos de colegas de campo e familiares.
A produção traz detalhes da trajetória profissional de Firmino, desde as categorias de base, as passagens por Figueirense e Hoffenheim, até a chegada ao Liverpool. Contratado em 2015, o brasileiro defendeu os reds por oito temporadas e fez 362 jogos. Neste período, foram 111 gols e 79 assistências, além de sete títulos conquistados, dentre eles, a Uefa Champions League e a Premier League.
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Diferentemente de outros documentários esportivos, o conteúdo é exclusivo do Liverpool e não estará disponível em plataformas de streaming, como Netflix ou Amazon. Na visão dos especialistas, este tipo de produção fortifica uma tendência dos clubes em focar cada vez mais em suas próprias plataformas ou TVs.
- O esporte tem sido um dos principais palanques para atrair e fidelizar os clientes de streaming. Alguns times de futebol têm percebido a importância de gerar e monetizar os seus respectivos conteúdos. A série lançada pelo Liverpool, com o atacante Roberto Firmino, demonstra uma tendência de mercado e uma busca dos clubes por novas receitas - afirma Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo.
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No Brasil, o investimento dos clubes na produção de conteúdo próprio também é aparente. Em julho de 2022, o São Paulo produziu um documentário em homenagem ao ídolo Rogério Ceni, que na época treinava o Tricolor. Intitulada de “Um mito no Chile”, a história relembra a inspirada noite vivida pelo goleiro nas quartas de final da Copa Sul Americana em 2013, contra a Universidad Católica.
O Internacional, que lançou a plataforma Mundo Colorado, é outro exemplo. Desde outubro do ano passado, o Colorado oferece transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos para sócios, assim como documentários envolvendo atletas e ex-atletas. Em abril deste ano, o clube estreou o programa Estrelas Coloradas, com a presença de jogadores que marcaram época.
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Outro clube com destaque para a plataforma própria é o Vasco. Entre 2020 e 2022, por necessidade da pandemia, o Cruz-Maltino teve um crescimento de 60% no número de inscritos. Além disso, foram 12,1 milhões de horas assistidas e 120 milhões em engajamento geral.