Maguila: saiba a origem do apelido da lenda do boxe brasileiro

Pugilista morreu nesta quinta-feira (24) aos 66 anos

Escrito por

O boxeador, José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como "Maguila", morreu aos 66 anos, nesta quinta-feira (24), São Paulo. Ele sofria de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística. Entenda com o Lance! a origem do apelido de um dos maiores boxeadores da história do Brasil.

▶️Lenda do boxe brasileiro, Maguila morre aos 66 anos

▶️Popó se despede de Maguila, lenda do boxe brasileiro: ‘Eterno campeão’

Nascido em Aracaju, o apelido de Maguila acompanhou o boxeador desde antes do início da carreira no esporte. Ainda quando pedreiro, ele já era conhecido pelos amigos de profissão pela denominação, que posteriormente ficou conhecida mundialmente.

A origem é simples e bem sugestiva. O apelido surgiu devido a semelhança do boxeador com o personagem de desenho animado "Maguilla Gorilla". A série foi criada em 1964 e foi um sucesso nas transmissões dos canais Record, Band e SBT.

O desenho conta a história de um gorila que mora em uma loja de animais. O dono da loja, Sr. Peebles, busca vendê-lo, mas sempre encontra problemas nas negociações por conta das confusões geradas pelo personagem principal. Veja imagem do desenho abaixo:

Parte de um episódio do desenho Maguilla o Gorila (Foto: Reprodução)

➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linha

A carreira

Nos 17 anos em que lutou, Maguila acumulou um cartel de 85 lutas, 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico. Entre os confrontos mais especiais, encontram-se nomes como Evander Holyfield e George Foreman. Além disso, conquistou diversos títulos, entre eles, brasileiros, Sul-Americanos e o Mundial da WBF (Federação Mundial de Boxe).

A morte aconteceu nesta quinta-feira (24), em São Paulo. O boxeador faleceu aos 66 anos após lutar durante anos contra a doença encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística. A morte do ex-pugilista foi confirmada pela esposa, Irani Pinheiro, à TV Record.

Siga o Lance! no Google News