Ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, de 67 anos, morreu nesta sexta-feira (8) após ser baleado durante discurso na cidade de Nara, no oeste do pais asiático. Ele ficou conhecido intencionalmente na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, onde apareceu fantasiado de 'Mario Bros', famoso personagem dos games.
+ Du Queiroz renova com o Corinthians, Fabián Bustos é demitido… O Dia do Mercado!
Abe foi o líder japonês que ficou mais tempo no cargo, oito anos ao todo. O atentado chocou o Japão, país onde mortes por armas de fogo são pouquíssimas. Um homem de 42 anos foi preso por tentativa de homicídio. Segundo a imprensa local, o atirador é um ex-integrante da Marinha do Japão.
De acordo com a agência de notícias estatal japonesa "NHK", pelo menos dois tiros foram disparados e Abe foi atingido duas vezes, uma no peito e outra no pescoço.
Abe renunciou ao cargo de primeiro-ministro em setembro de 2021, alegando motivos de saúde. Ele sofria de colite ulcerativa crônica, uma doença que já o havia tirado da função em um outro momento, em 2007.
+ Casagrande assina rescisão e deixa a TV Globo após 24 anos
Rio 2016
Vestido de Mario Bros, um encanador, Shinzo Abe saiu de um cano gigante no meio do gramado do estádio do Maracanã. Em meio a muita chuva que caía sobre o Rio naquele dia, o ex-premiê acenou para as arquibancadas do estádio.
No trecho em que participou da cerimônia de encerramento, Abe estava atrasado e achava que não conseguiria atravessar o mundo a tempo de participar da cerimônia no Rio. Então, ele se transformava em Mario Bros, fazendo uma referência a indústria de games japonesa.