A prova do lançamento de martelos dos Jogos Asiáticos quase terminou em tragédia neste domingo (01). Isso porque, um oficial de campo do atletismo, de 62 anos, foi atingido pelo objeto lançado pelo atleta Ali Zankawi, do Kuwait, durante a competição e teve a perna quebrada. Ele precisou ser encaminhado ao hospital, onde foi constatada uma fratura exposta da tíbia direita.
Tudo aconteceu após o lançamento de Zankawi, quando o martelo não seguiu a direção para o campo externo da área de competição e atingiu a perna de Huang Qinhua, de 62 anos. O atleta prestou auxílio imediatamente e usou a bandana para tentar estancar o sangramento até a chegada dos médicos. Na sequência, o oficial foi encaminhado ao hospital para realização de exames. Segundo a organização dos Jogos Asiáticos, o senhor passa bem.
— Os sinais vitais de Huang Qinhua estão estáveis -, esclareceu Xu Deging, porta-voz dos Jogos Asiáticos.
Após o ocorrido, fãs do esporte e usuários do 'Weibo', plataforma de mídia social chinesa, cobraram alterações nos protocolos de segurança dos Jogos aos funcionários. Os oficiais se sentam sempre a metros da gaiola de proteção das provas de levantamento e arremesso, mas a rede só consegue amortecer o voo do martelo. Ou seja, não é possível pará-lo.