O jornalista Mauro Cezar Pereira listou, na última segunda-feira (13), jogadores que considera subestimados e superestimados. Ao citar a lista no podcast "Boppismo", o comunicador enalteceu o atacante Roberto Dinamite, ídolo do Vasco. Para ele, o ex-jogador não tem o devido reconhecimento nacional.
➡️ Vasco denuncia gritos homofóbicos e hostilidades da torcida do Juventus
➡️ ‘Maior desafio da carreira’, diz Lucas Oliveira, reforço do Vasco
Mauro destacou que Roberto foi um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, porém as pessoas não lembram disso, segundo o jornalista. Ele declarou que acompanhou de perto a carreira do antigo atacante e lamentou a ausência da memória dele por torcedores, veículos da imprensa e jornalistas.
- Roberto Dinamite. Um dos maiores atacantes da história do futebol, não tem o devido reconhecimento, a não ser por pessoas como eu, que acompanharam no Maracanã, e pela torcida do Vasco da Gama. Aqui em São Paulo, vejo muito pouco ele ser citado. As pessoas não lembram dele - iniciou o jornalista, antes de completar:
- O Roberto jogou muito. É o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro e o maior artilheiro do Vasco. Eu vi várias vezes o Roberto, com um time razoável para bom, no Vasco, jogando contra o melhor Flamengo da história (década de 80), e era f*** de ganhar. Porque o Vasco tinha o Roberto.
➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas
Roberto Dinamite
Roberto Dinamite morreu aos 68 anos, no dia 8 de janeiro de 2023, no Hospital da Unimed, na Barra de Tijuca. O ídolo do Vasco perdeu uma batalha, que travava desde 2021, contra um câncer no intestino. Em vida, o atacante marcou o nome na história do Vasco ao ser o maior artilheiro. Ele também foi presidente do clube entre os anos de 2008 e 2014.
Em perspectivas nacionais, Dinamite também é o maior artilheiro da história do Brasileirão. Em 2024, a CBF nomeou o prêmio da artilharia do campeonato nacional com o nome do antigo atacante.