Um dos garotos propaganda mais solicitados do planeta, Lionel Messi agora também virou embaixador de uma empresa israelense que desenvolve dispositivos tecnológicos inovadores para ajudar deficientes visuais.
A iniciativa da Orcam Technologies proporcionou um encontro do craque argentino com deficientes visuais. Um deles foi especial, com o brasileiro Mizael Conrado, ex-campeão paralímpico de futebol.
Devido a uma catarata congênita, Conrado nasceu cego. Ainda bebê, foi submetido a quatro cirurgias e, com elas, voltou a enxergar. Aos nove anos, após um descolamento de retina, foi perdendo novamente a visão e, aos 13, estava completamente cego novamente. No Instituto Padre Chico, ele teve seu primeiro contato com o futebol e foi desenvolvendo sua paixão até chegar à Seleção Brasileira. Foi campeão Olímpico de Futebol de 5 (para deficientes visuais), em Atenas-2004 e Pequim-2008. Atualmente, Conrado é o presidente do Centro Paraolímpico Brasileiro.
No encontro, o craque do Barcelona presenteou Mizael Conrado com o OrCam MyEye 2, um dispositivo pioneiro na área da visão artificial, capaz de detectar textos de qualquer superfície em tempo real e passar a informação de forma discreta ao usuário por um fone de ouvido. O aparelho também reconhece rostos, pessoas, gêneros e identifica produtos, cores e notas de dinheiro.
- É um equipamento que pode contribuir bastante na vida do cego - disse Mizael, que não escondeu sua felicidade em conhecer o craque argentino.
- Foi emocionante, um momento mágico e inspirador, conhecer e encontrar este incrível grupo de pessoas de todo o mundo. Testemunhar cada um dos membros do 'Dream Team' experimentando os recursos desse aparelho deixou claro que este é um dispositivo de mudança de vida para cada um deles. Tenho orgulho de atuar buscando fazer a diferença para tantos - disse Messi.