São Paulo, julho de 2023 - No dia da estreia da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino, a Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online e criação de marketing de conteúdo, divulga levantamento para entender como está o interesse dos brasileiros pelo campeonato. Para obter os números, a empresa monitorou como foram as buscas na internet por termos relacionados a competição e comparou com os números do evento masculino do último ano, buscando as principais palavras relacionadas ao tema.
O futebol feminino ganhou destaque em 2023, principalmente devido às transmissões dos principais campeonatos em TV aberta, como o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Paulista. Com isso, a modalidade passou a ser mais difundida para o público, abrindo espaço para seu crescimento e a sua popularização no país em pleno ano de Copa do Mundo.
- À véspera de um evento tão grandioso como uma Copa do Mundo Feminina, o assunto passa a ficar na boca do povo e isso pode ser visto nas redes sociais e mídia tradicional. O mundial mobiliza grande parte dos meios de comunicação e faz com que as atenções estejam voltadas para a competição, abrindo espaços para discutir sobre a modalidade -, comenta Beatriz Loducca, head de comunicação da Outfield, 1ª gestora de recursos da América Latina focada nas oportunidades de investimentos em esporte tradicionais, entretenimento e jogos eletrônicos.
De acordo com o levantamento, no Brasil, o termo "Copa do Mundo" foi pesquisado 135 mil vezes em junho de 2023. Em outubro de 2022, mês que antecedeu o campeonato masculino, o termo foi procurado 823 mil vezes, número 509.63% maior do que pelo campeonato feminino. Quando especificada a competição, “Copa do Mundo Feminina” teve um pouco mais de buscas no período, registrando 201 mil. Confira:
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
Termos mais pesquisados sobre o campeonato em junho de 2023:
- Copa do Mundo Feminina - 201 mil
- Copa do Mundo - 135 mil
- Taça da Copa do Mundo - 14.8 mil
- Quando começa a Copa do Mundo Feminina? - 12.1 mil
- Copa do Mundo 2023 - 9.9 mil
- Jogos da Copa do Mundo - 6.6 mil
- Tabela da Copa do Mundo - 5.4 mil
- Última Copa do Mundo - 5.4 mil
- Copa do Mundo Brasil - 5.4 mil
- Figurinhas Copa do Mundo - 4.4 mil
- Mesmo estando às vésperas de uma Copa do Mundo, os números de interesse se mostram baixos em relação a Copa do Mundo masculina, muito embora estejamos falando de produtos distintos e em estágios de desenvolvimento completamente diferentes de forma que isso impõe desafios neste comparativo -, pontua Beatriz Loducca.
- Contudo é importante ressaltar que houveram avanços importantes na modalidade feminina no ciclo pós Copa de 2019, trazendo-a para seu momento mais midiático com transmissão em TV aberta na principal emissora do país, avanços esses que devem ser sustentados de forma perene no próximo ciclo para seguir o curso de desenvolvimento da modalidade -, finaliza.
Se compararmos as buscas pelos jogadores mais conhecidos de ambos os gêneros, veremos que as diferenças são ainda maiores. Em outubro de 2022, o nome de Neymar foi procurado 1.8 milhões de vezes na internet, enquanto Marta teve 135 mil pesquisas no mês que antecede o campeonato feminino. Em junho deste ano, por ter se envolvido em diversas polêmicas, o nome do jogador foi ainda mais pesquisado, registrando 3.35M de buscas, número 2381.48% maior do que o de Marta no mesmo período.
+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90
Nomes da seleção feminina mais pesquisadas pelos brasileiros em junho de 2023:
- Marta - 135 mil
- Mônica - 49.5 mil
- Pia Sundhage - 33.3 mil
- Bia Zaneratto - 33.3 mil
- Camila - 27.1 mil
- Tamires - 27.1 mil
- Ana Vitória - 22.2 mil
- Cristiane - 22.2 mil
- Luana - 18.1 mil
- Debinha - 18.1 mil