OPINIÃO: aniversariante do dia, Neto reinventou modo de fazer programa esportivo na TV

Ex-jogador foi um dos primeiros a entender a necessidade de ser multiplataforma e viral

Escrito por

José Ferreira Neto completa 57 anos neste sábado (9) e pode se orgulhar pelos feitos dentro e fora de campo. O ex-jogador, ídolo do Corinthians, teve carreira de destaque com passagem pela Seleção Brasileira, mas será lembrado, principalmente para a geração nascida depois dos anos 2000, como o cara que extrapolou o formato padrão de mesa redonda da TV brasileira para o entretenimento que por muitas vezes rompe as barreiras dos limites impostos pelo senso comum.

Neto foi um dos primeiros a entender a necessidade de ser multiplataforma e viral, antes mesmo dessa palavra se tornar comum nas redes sociais. Contratado pela Band na virada do milênio, o ex-jogador começou como comentarista esportivo, participando das transmissões do Mundial de Clubes de 2000, que até hoje é a maior audiência da história da Band. Depois teve uma passagem pela Record, retornando definitivamente ao Grupo Bandeirantes em 2006.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Com seu jeito sem papas na língua, logo se firmou entre os principais comentaristas da emissora, recebendo a chance de ser apresentador do "Os Donos da Bola/SP", em 2012. A aposta deu certo e Neto alavancou a audiência da Band na faixa de horário do almoço. Do modelo engessado de perguntas e respostas entre apresentador e comentaristas sentados em uma mesa, o ex-jogador aproveitou pouca coisa.

Seus programas sempre começam "ligados no 220", de forma muito agitada e comentado dos assuntos mais importantes do dia, com opiniões no estilo "doa a quem doer". Recentemente, um de seus alvos foi o ex-treinador da Seleção Tite, que acabou processando o apresentador. Neto também cansou de fazer duras criticas a Neymar, principal jogador da atual Seleção Brasileira e sempre destacou que não faz questão de ser querido pelo camisa 10.

Neto se veste de Peppa Pig após eliminação do Palmeiras em 2019 (Reprodução/Band)

"EU NÃO JOGO MAIS!!!"

Nas redes sociais, é comum ver comentários sobre "o que será que o Neto vai falar sobre isso no programa de amanhã", logo após uma derrota do Corinthians ou um vexame de um adversário. Como esquecer do dia em que o apresentador se vestiu de Peppa Pig para zoar o Palmeiras após eliminação da Libertadores de 2019? E o que falar do clássico: "eu não jogo mais! Não sou eu que jogo, são vocês. Seus Zé Ruela. Seus oreiudo", em desabafo sobre o Corinthians, em 2017.

Reações como essas explodem nas redes sociais e mostram que o apresentador conseguiu atrair um público cativo, seja por concordar com seus comentário ou para criticá-lo, sem falar nas pessoas que gostam de curtir os memes ou apenas rir das reações do Craque.

+ Clube do vinho? Abel Braga DETONA jornalista em entrevista exclusiva para o Lance! Assista!

CRAQUE EM SER MULTIPLATAFORMA

A necessidade de ser cada vez imediato nas reações fez Neto ser mais ativo nas redes sociais. Atualmente, ele faz comentários ásperos no Twitter ou Instagram logo após a partida, sempre com uma pintada de "amanhã tem mais durante os Donos da Bola/SP", que é transmitido para todo o país pelo o Youtube e que conta com uma versão "proibidona" com direito a palavrões, que continua no ar durante os intervalos na TV aberta.

O sucesso também é visto na forma como a Band tenta ampliar a participação de Neto em outros programas. Recentemente, o jogador se tornou titular do "Apito Final", em horário nobre dos domingos após a rodada do Brasileirão. Além disso, ele comanda o "Baita, Amigos", no canal Bandsports e participa de atrações na Rádio Bandeirantes. O sucesso na TV ainda alavancou projetos pessoais como a Rádio Craque Neto, onde transmite jogos pelo Youtube, quase sempre liderando na audiência.

Por ser pioneiro no formato de mesa redonda com entretenimento bem "escrachado", bem povão, com sonoplastia no bom estilo "Programa do Ratinho", pautando e sendo reproduzido com relevância no debate público pelas mais variantes mídias, pode se dizer que o aniversariante do dia reformulou o formato na TV.

Siga o Lance! no Google News