OPINIÃO: audiência estrondosa da Globo mostra o poder do produto Copa do Mundo
Pela proximidade com as eleições presidenciais no Brasil, a impressão era que ninguém estava interessado em Copa do Mundo
- Matéria
- Mais Notícias
Quantas vezes, durante uma narração de futebol, você já ouviu o Galvão Bueno falar ‘o Brasil inteiro ligado na Globo?'. Uma semana atrás, a impressão era que isso só iria acontecer da metade da Copa para frente, e se o Brasil estivesse indo bem. Nada a ver. Copa e televisão é tudo a ver, desde o começo. Não importa quem está dentro de campo.
Relacionadas
OPINIÃO: Renata Silveira, a pupila de Galvão Bueno, segue estilo do mestre na virada do Japão contra a Alemanha
Nem bem começou, a Copa do Qatar está bombando na telinha da TV, o que mostra o poder da Copa na captação de audiência para a Globo. Já na estreia, domingo passado, a Globo teve um incremento espetacular na sua audiência dominical, mais do que o dobro do que consegue normalmente. A vitória do Equador sobre o Qatar rendeu 27 pontos para a única emissora de televisão aberta que transmite a Copa no Brasil.
E daí pra frente, todos os jogos, entre as mais diversas seleções, só fizeram subir os números da Globo. Às 7 da manhã de terça-feira, surpresa em campo e na tv. A derrota da Argentina para a Arábia Saudita marcou 17 pontos na média nacional, 8 pontos a mais do que é registrado diariamente.
A menor audiência até agora foram os 13 pontos de Marrocos e Croácia, às 7 horas da quarta-feira. E assim mesmo, uma marca de dar inveja aos telejornais matinais. A maior audiência só poderia ser mesmo a de Brasil e Sérvia, às 4 da tarde desta quinta-feira: 51 pontos em média, num horário em que dificilmente se chega ao patamar dos 20 pontos em São Paulo, por exemplo. Ou seja, o dobro da audiência dos dias da semana.
+ Brasil x Sérvia: live de Casimiro bate recorde de Marília Mendonça
Com esses dados, Galvão Bueno pode seguir bradando aos quatro cantos 'o Brasil inteiro ligado na Globo'. Quer dizer, um pouco mais da metade dos quase 220 milhões de brasileiros, representados nos 51 pontos de audiência registrados no jogo Brasil e Sérvia. O que não deixa de ser um espanto para todo mundo e motivo de taquicardia para Galvão Bueno, mesmo convivendo com essa imensidão de telespectadores há um bom tempo. Também numa estreia do Brasil em Copa do Mundo, a de 2006, na Alemanha, ele foi comunicado pela linha de coordenação:
- Galvão, se estiver de pé, senta. Neste momento você está narrando para 100 milhões de brasileiros.
Galvão quase se engasgou, mas foi em frente e gritou como nunca o gol de Kaká, que selou a vitória do Brasil contra a Croácia, em Berlim. Agora, no Qatar, ele e a Globo estão novamente se fartando de números recordes de telespectadores.
Veja os dados fornecidos pela TV Globo, com as audiências dos jogos da primeira rodada:
20/11/2022
CATAR 0 X 2 EQUADOR: 27 pontos
21/11/2022
INGLATERRA 6 X 2 IRÃ: 14 pontos
HOLANDA 2 X 0 SENEGAL:19 pontos
ESTADOS UNIDOS 1 X 1 PAÍS DE GALES: 21 pontos
22/11/2022
ARGENTINA 1 X 2 ARÁBIA SAUDITA: 17 pontos
DINAMARCA 0 X 0 TUNÍSIA: 15 pontos
MÉXICO 0 X 0 POLÔNIA: 19 pontos
FRANÇA 4 X 1 AUSTRÁLIA: 23 pontos
23/11/2022
MARROCOS 0 X 0 CROÁCIA: 13 pontos
ALEMANHA 1 X 2 JAPÃO: 16 pontos
ESPANHA 7 X 0 COSTA RICA: 19 pontos
BÉLGICA 1 x 0 CANADÁ: 22 pontos
24/11/2022 (números prévios)
SUÍÇA 1 X 0 CAMARÕES: 14 pontos
URUGUAI 0 X 0 COREIA DO SUL: 17 pontos
PORTUGAL 3 X 2 GANA: 25 pontos
BRASIL 2 X 0 SÉRVIA: 51 pontos
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias