Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 17/04/2025
06:40
Compartilhar

O comentarista Paulo César de Oliveira, da Globo, discordou da arbitragem em lance polêmico da rodada do Brasileirão. Para o ex-árbitro não houve irregularidade no gol de Ferraresi para o São Paulo, contra o Botafogo, no Nilton Santos. O VAR invalidou o lance por conta da posição de Matheus Alves, que estava impedido perto da jogada.

➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas

- O jogador do São Paulo está em posição de impedimento, mas ele não toca na bola, e o Ferraresi vai lá e faz o gol. A regra fala em tocar a bola ou afetar claramente o movimento do adversário, impedir que o adversário possa disputar a bola. E quando a gente analisa, para mim, o movimento do Matheus Alves é saindo da bola. Na minha interpretação, o Matheus não interfere na ação do Jair. Para mim, não tem infração, não afeta claramente a ação do adversário - disse PC.

Como foi Botafogo x São Paulo, pelo Brasileirão?

Botafogo e São Paulo fizeram um primeiro tempo movimentado, que ficou "apenas" em três gols porque a burocracia ofensiva dos dois times sobressaiu perante a objetividade. O alvinegro começou melhor, perdendo boas chances aos 5, em chute de Savarino, e aos 12, após cruzamento de Cuiabano.

O São Paulo melhorou a partir daí, e para isso passou a explorar principalmente o lado esquerdo. Era por lá que Ferreirinha caía, e foi por lá que ele abriu o marcador, em chute que mandou no ângulo esquerdo de John, aos 20.

O gol foi motivo de breve irritação da torcida botafoguense, mas três minutos mais tarde Savarino igualaria o marcador em lance semelhante ao de Ferreirinha: bola puxada da meia-esquerda e chute colocado. A diferença básica foi que esse foi na forquilha: 1 a 1.

Botafogo e São Paulo empataram em 2 a 2 pelo Brasileirão (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Depois disso, até o fim do primeiro tempo quem mais chamou a atenção foi o trio de arbitragem. Davi de Oliveira Lacerda marcou pênalti para o Botafogo sobre Matheus Martins aos 45, mas voltou atrás após analisar o VAR. Aos 53, Ferraresi marcou para o São Paulo, mas Davi Lacerda e o auxiliar Rafael da Silva Alves, em conjunto, anularam após nova consulta ao VAR — eles consideraram que Matheus Alves, que estava em posição irregular, participou da jogada ao tirar o corpo. E o cronômetro já marcava 57 minutos quando André Silva aproveitou erro da defesa do Botafogo para colocar o São Paulo novamente na frente, em chute do meio da área.

No segundo tempo, o Botafogo dominou as ações de jogo, enquanto o São Paulo se defendia e buscava liquidar o jogo explorando eventuais erros do time da casa. O tricolor teve pelo menos dois, mas não soube aproveitar. Já o alvinegro carecia do mesmo problema de outros jogos, a falta de chances claras de gol. Mas aproveitou num escanteio: aos 38, Savarino cobrou da esquerda e Igor Jesus cabeceou para empatar.

Siga o Lance! no Google News