Por meio de ações sociais, clubes e empresas ligadas ao esporte auxiliam os mais vulneráveis
Clubes como Vasco, Internacional e Juventude fazem ações de destaque no mês de março
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Na sexta-feira (31), o Vasco iniciou uma ação com foco na conscientização sobre o Dia Mundial do Autismo. Além do Tour da Colina Inclusivo, evento realizado com crianças e adolescentes autistas, o cruzmaltino levou este público para acompanhar o duelo amistoso diante do Athletic (MG). Sem a comercialização de ingressos, o time proporcionou um ambiente apropriado para os presentes.
No mês de março, o Internacional realizou várias ações sociais. Com o objetivo de cooperar junto à sociedade e, especialmente, os mais carentes, o Colorado apresentou gestos caridosos para a população. Entre as diversas execuções estavam o oferecimento de aulas de Jiu-Jítsu para crianças e jovens, visita ao Instituto da Criança com Diabetes e iluminação do Beira-Rio em Lilás para o Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero.
Cauê Vieira, vice-presidente de Relacionamento Social do Inter, ressalta o compromisso da agremiação com a população: "O Internacional sempre teve um olhar especial para as questões sociais. O clube acredita que há temas importantíssimos fora das quatro linhas e que devemos ajudar o maior número de pessoas dentro da nossa realidade. Além do futebol, que nos aproxima de milhões de indivíduos naturalmente, quando fazemos o bem para o próximo também conseguimos nos achegar a muitos cidadãos".
Com a intenção de tornar o feriado mais doce do calendário em uma data inesquecível, o Juventude lançou a “Páscoa Solidária”. A campanha organizada pelo Conselho Jovem do clube tem arrecadado doações de chocolates para entregar para crianças carentes. A agremiação espalhou vários pontos de coletas, que podem ser conferidos nas mídias digitais da instituição.
“O Juventude, pela relevância e representatividade como entidade, tem como um dos pilares institucionais as suas ações sociais junto à comunidade. Para nós, a realização dessas atividades é tão importante que temos uma diretoria específica para a área e um espaço muito relevante junto ao marketing do clube. As execuções não são focadas apenas nas datas comemorativas, uma vez que o clube sempre busca realizar estes trabalhos nos mais diversos momentos”, afirma Fabiano Pizetta, diretor de marketing e ações sociais do time gaúcho.
Ativações de companhias esportivas
Além dos clubes, empresas também têm abraçado causas sociais. Em Minas Gerais, a Motbot, primeira startup do país de financiamento coletivo no esporte, sempre repassa, no mínino, 10% do valor arrecadado junto aos mais de 15 clubes parceiros para instituições de caridade. Na última semana de março, por exemplo, a empresa repassou R$31.800,00 para a Associação de Voluntários no Apoio ao Combate do Câncer em Itaúna e Região (AVACCI).
“A solidariedade está na essência da empresa. Desde o início estabelecemos que o repasse às organizações beneficentes deveria ser uma prioridade, fazendo parte do nosso acordo com todos os times. Aos poucos vamos colhendo os frutos dessa iniciativa e, quem ganha com isso, com certeza, é a comunidade”, afirma Rogério Neves, CEO da Motbot.
Já a Penalty, que é patrocinadora da Copa do Brasil e produz a bola oficial do Paulistão e do Campeonato Carioca, realizou, recentemente, uma ação social nas cidades em que estão situadas as suas sedes: São Roque (SP), Itabuna (BA), Itajuípe (BA) e Bayeux (PB). Na ocasião, a companhia doou kits de material esportivo para quatro projetos distintos.
“O esporte transforma vidas. Nossa missão, além de fabricar produtos de qualidade para inúmeras modalidades, é ser um incentivador e um facilitador, fazendo que cada vez mais pessoas possam praticar algum tipo de atividade física”, pontua Bernardo Caixeta, gerente de Marketing e Relações Esportivas da Penalty.
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