Uma professora de colégio público no Guarujá, Litoral de São Paulo, adaptou uma foto de Pelé para que um aluno cego pudesse conhecer o rosto do Rei do Futebol, que morreu em dezembro de 2022, vítima de complicações de um câncer.
A docente Marcela Pimentel Leopoldino aparece em um vídeo passando a mão do aluno no desenho adaptado para pessoas com deficiência visual e explicando passo a passo as características do ex-jogador. O vídeo viralizou nas redes sociais.
Em entrevista ao 'g1', a professora explicou que a arte fez parte de um projeto chamado 'O Menino que foi Protagonista na sua História', que tinha como objetivo apresentar Pelé aos alunos entre 9 e 10 anos.
- Ele já conhecia o Pelé, pois ouvia as matérias [esportivas] e sabe bastante coisa sobre [o Rei do Futebol]. O resultado foi emocionante. [O aluno] enxergar através das suas mãos cada detalhe do ídolo, não teve como não se emocionar - disse a professora.
A professora disse ainda que o Rei do Futebol foi usado como exemplo para que os alunos se sintam protagonistas da própria história.
- O aluno tem que ser protagonista. O Pelé foi protagonista na vida dele, pois veio de uma infância pobre, com muitas dificuldades e, mesmo assim, não desistiu. Lutou e chegou lá. Colocar o Pelé como referência é até mais fácil para os alunos entenderem - disse.