O atacante Soteldo, do Santos, causou uma confusão generalizada no duelo diante do Vasco pelo Brasileirão, ao provocar os adversários subindo em cima da bola, com a partida em andamento. Os jogadores do Cruz-Maltino se irritaram com o gesto e revidaram com entradas fortes.
+ Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!
A atitude do venezuelano se junta a outras provocações que marcaram a história do futebol brasileiro. Tem embaixadinha, rebolada e até imitação de porco. Relembre algumas delas a seguir.
1993 - VIOLA IMITA UM PORCO
Na final do Paulistão de 1993, Palmeiras e Corinthians se enfrentaram em um duelo que valia muito para o Alviverde: era a oportunidade de quebrar um tabu de 16 anos sem títulos. No jogo de ida, o Timão venceu por 1 a 0. O autor do gol foi o atacante Viola, que não pensou duas vezes na hora de comemorar: ficou de quatro no gramado e começou a imitar um porco, em alusão ao mascote do Verdão. Tal provocação deu um incentivo extra ao galáctico elenco do Palmeiras, que venceu o jogo de volta por 4 a 0, reverteu o placar da primeira partida e ainda saiu da fila ao se sagrar campeão estadual naquele ano.
1997 - A REBOLADA DE EDMUNDO
No Cariocão de 1997, o atacante Edmundo parou em frente ao zagueiro Gonçalves, do Botafogo, e surpreendeu a todos, colocando as mãos no joelho e rebolando em frente ao seu marcador. As imagens são autoexplicativas. Não preciso dizer que a dancinha do 'Animal' gerou uma confusão daquelas, né?
+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000
1999 - AS EMBAIXADINHAS DE EDILSON
Mais uma vez em um Derby, pela decisão do Paulistão, uma provocação de Edilson, ex-Palmeiras, resultou em briga generalizada entre os rivais. Poucos dias após a conquista da Libertadores, o Palmeiras enfrentava seu maior rival pela decisão do estadual. De cabelos verdes, os jogadores comandados por Felipão acabaram perdendo o título para seu maior rival. Nos minutos finais da partida, o 'Capetinha' executou algumas embaixadinhas e colocou a bola na nuca, o suficiente para uma reação forte dos jogadores do Verdão. Paulo Nunes foi o primeiro a chegar no atacante do Timão, com direito a voadoras e chutes.
2000 - AS EMBAIXADINHAS DE PEDRINHO E O TROCO DE BETO
No Cariocão de 2000, durante a final da Taça Guanabara, vencida pelo Vasco, o meia Pedrinho fez algumas embaixadinhas na goleada por 5 a 1 diante do Flamengo. O ato revoltou os jogadores do Rubro-Negro, que encontrariam semanas depois uma maneira de dar o troco. Na final do estadual, mais uma vez Vasco e Flamengo se encontraram, dessa vez com vitória e título do Rubro-Negro - era o bicampeonato consecutivo. O também meia Beto lembrou das embaixadinhas de Pedrinho e não hesitou em dar o troco, equilibrando a bola e fazendo embaixadinhas com a testa.
CORREÇÃO: ao contrário do que foi publicado inicialmente, a rebolada de Edmundo ocorreu no Campeonato Carioca e não no Brasileirão de 1997. O equívoco foi publicado às 18h56 do dia 1 de outubro, e corrigido às 14h do dia 2 de outubro.