menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Qual é o perfil do novo Ministro do Esporte? O que ele apoia? Como fica a questão dos E-Sports agora?

André Fufuca assume o comando após a demissão de Ana Moser do cargo no Ministério

Captura-de-tela-2023-09-06-202816-aspect-ratio-512-320
André Fufuca foi anunciado como novo ministro do esporte (Foto: Reprodução/Instagram)

Escrito por

André Fufuca foi escolhido pelo presidente Lula como novo ministro do esporte. A nomeação veio após o desligamento de Ana Moser do comando do Ministério.

QUEM É ANDRÉ FUFUCA?

O novo ministro é formado em medicina e iniciou sua carreira política ainda muito jovem, se elegendo deputado estadual aos 21 anos, em 2010, pelo PSDB - quatro anos depois, se candidatou para deputado federal e foi eleito. O momento de maior destaque na vida política de André foi em 2017 quando presidiu a Câmara dos deputados de forma interina, por sete dias.

A escolha de Fufuca para a pasta tem relação com tentativa de aproximação de Lula, com o atual presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira. O novo ministro é o líder da bancada do PP na Casa, mesmo partido do qual Lira faz parte.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

RELAÇÃO COM ESPORTE

Até o momento, não há registros de qualquer envolvimento do novo gestor com esportes no geral. André Fufuca ainda não se posicionou sobre qual a sua visão sobre o futuro do esporte nacional e muito menos sobre e-sports, tema que já foi motivo de polêmica na gestão de Ana Moser.

+ Clube do vinho? Abel Braga DETONA jornalista em entrevista exclusiva para o Lance! Assista

O assunto e-sports, inclusive, foi um dos que gerou maior desconforto na sociedade pela forma com que a ex-ministra lidou com a modalidade. Em uma entrevista, Ana Moser afirmou que "o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte". A ex-atleta de vôlei falou ainda que a modalidade não receberia incentivo financeiro do Ministério do Esporte.

A visão de Ana sobre o e-sports foi a parte mais polêmica de sua breve gestão à frente da pasta. A medalhista olímpica ficou nove meses no cargo e foi desligada na quarta-feira (06).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter