A Argentina entra em campo neste domingo para disputar a grande final da Copa do Mundo pela quarta vez na sua história, diante da França. Messi e companhia tentarão vencer o terceiro título da competição, que foi conquistado pela última vez em 1986, no México. Naquela ocasião, o árbitro da decisão entre a Albiceleste e a Alemanha Ocidente foi um brasileiro: Romualdo Arppi Filho. Com isso, o LANCE! decidiu contar um pouco da história do ex-árbitro, que hoje está com 83 anos e soma diversos jogos importantes em sua carreira.
Em 1986, a Seleção Brasileira de Telê Santana foi eliminada na fase de quartas de final da Copa do Mundo para a França. Isso fez com que Romualdo ficasse como opção de escolha para a decisão após participação em outros dois jogos na competição. No jogo entre argentinos e alemães ocidentes, que terminou com o placar de 3 a 2 para os hermanos, o árbitro brasileiro foi bastante elogiado por jornalistas e torcedores da época
+ Coincidência entre Arppi Filho e árbitro da final entre Argentina x França viraliza
Romualdo foi árbitro de futebol entre 1958 e 1990 e entrou para o quadro da Fifa com apenas 22 anos de idade. Nascido em 7 janeiro de 1939, o brasileiro foi considerado um dos maiores da profissão na história. Além da Copa do Mundo de 86, tem em seu currículo três Olimpíadas (1968, 1980 e 1984).
+ Argentina x França: Fifa escala árbitro polonês para final da Copa do Mundo
Desta vez, o escolhido para apitar a final da Copa do Qatar foi o polônes Szymon Marciniak, de 41 anos de idade. Entretanto, uma coincidência animou os argentinos: o árbitro também nasceu no dia 7 de janeiro, mesma data de aniversário de Romualdo Arppi Filho. Com isso, muitos memes foram compartilhados nas redes sociais com brincadeiras que reforçam o sonho do tri mundial da Argentina.