Contratado da Globo para reforçar as transmissões da Copa do Mundo de 2022, Rafinha não poupou palavras para descrever a relação com Van Gaal, técnico da seleção holandesa. O lateral do São Paulo participou da cobertura do empate da Holanda contra o Equador, em 1 a 1, pela segunda rodada do grupo A.
Durante a transmissão, o jogador foi provocado pelo narrador Gustavo Villani sobre a atuação da Holanda. A equipe de Van Gaal mais uma vez deixou a desejar no torneio e não demonstrou um bom futebol ao olhar dos críticos.
+ Resultados de hoje da Copa do Mundo 2022: veja placares dos jogos desta sexta-feira
- Não gosto do Van Gaal não. Ele também não gosta de mim. Na minha casa ele não janta nunca - disparou o comentarista.
Rafinha explicou o mal estar com o treinador. Segundo declarou o próprio jogador, o holandês teria inviabilizado a chegada do lateral no Bayern de Munique, em 2010. Esta não foi a primeira vez que o brasileiro fez comentários contra o técnico.
- Nós nunca tivemos problemas, pois nunca o conheci pessoalmente, mas, na época, ele vetou minha ida para o Bayern de Munique, em 2010. Tive que esperar ele sair do Bayern, para eu ser contratado. Ele não gosta muito de brasileiro - concluiu.
+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores atualizada
Após a saída de Van Gaal do Bayern de Munique, Rafinha chegou ao clube bávaro na temporada de 2011. Na Alemanha, o lateral marcou época e foi peça fundamental do elenco durante os anos de 2011 até 2019. Ao todo foram 18 títulos conquistados no período.