Real Madrid x Barcelona reúnem dois dos melhores centroavantes da atualidade e craques que serão as estrelas da Copa do Mundo do Catar. As equipes se enfrentam no 'El Clásico' neste fim de semana com cobertura do Star+ no próximo domingo, às 11h15, com narração de Rogério Vaughan e comentários de Paulo Calçade.
+ Cristiano Ronaldo consegue feito: confira os jogadores com mais gols por clubes na história
As duas superpotências Real Madrid e Barcelona contam com nomes de destaque no cenário do futebol mundial. O Barça tem no comando de seu ataque o atual melhor jogador do mundo Robert Lewandowski, já os Merengues têm o favorito ao prêmio neste ano Karim Benzema.
Além disso, a partida que terá como palco o icônico Santiago Bernabéu terá atletas da Seleção Brasileira em papel de protagonismo: Vinícius Júnior, Éder Militão, Raphinha e Rodrygo são peças de grande importância nas campanhas das equipes que dividem a ponta do Campeonato Espanhol.
+ Raphinha projeta El Clasico pelo Barcelona e cutuca rival: 'Se há alguém que deve ter cuidado são eles'
Comentarista do Star+ para a partida, Paulo Calçade analisou o momento das duas equipes, além de compartilhar suas expectativas para o clássico:
1- Vivendo uma campanha desastrosa na Champions, você vê a pressão no Barcelona por uma vitória no El Clásico aumentar?
O Barcelona está ameaçado e pressionado há muito tempo, não é de hoje, né? Não é desta temporada. O desastre na Liga dos Campeões apenas agravou a situação porque o clube vendeu propriedades pra financiar a sua reconstrução e o primeiro grande teste, teste rápido que é a fase de grupos da Liga dos Campeões, que ainda nem acabou, já foi um desastre. Então o próprio Barcelona já admite o seguinte: só o título da liga pode amenizar esse disastre. Então é um grupo que mal começou a temporada e tem que ganhar a liga. Mas é sempre assim. É Real Madrid e Barcelona na disputa, ninguém entra imaginando que o outro vai ganhar. Então essa pressão é constante e foi agravada pela Champions. O Barça está superpressionado, é um jogo muito delicado do Barcelona em Madrid.
2- Apesar do sucesso na temporada passada com títulos da LaLiga e Champions, o Real Madrid amargou uma goleada de 4x0 no último confronto com o Barça. Você acredita que os merengues vão entrar mordidos para devolver o placar?
Esse ambiente do clássico não precisa de ingredientes, de outros jogos, basta a história. E a história tem um peso considerável nessa rivalidade entre ambos. O Real vai sim pra tentar ganhar, pra tentar impor uma derrota pro Barcelona e vai lembrar também daqueles 4x0 que levou em casa, que foi quando o Barcelona parecia que ia dar um passo adiante, decolar, e as coisas não aconteceram. O Real vai pra cima sim, embora tenha problemas para escalar o time com alguns jogadores com dificuldades físicas, mas vai ser um grande clássico.
3- Robert Lewandowski e Karim Benzema são os dois centroavantes mais condecorados da atualidade. Um é o atual melhor do mundo e o outro é o favorito para ficar com o prêmio deste ano. Qual dos dois você acredita que tem mais chances de desequilibrar o duelo?
Acredito que os dois têm as mesmas chances de desequilibrar. A gente está falando de dois grandes artilheiros do futebol mundial. Um super adaptado à estrutura, à história do time, aos companheiros e a essa parceria que não é tão recente, mas a gente pode chamar de nova, que é Vinícius Junior e Benzema. Do outro lado o Lewandowski chegou e está fazendo o que fazia: gols. Pode ainda afinar, pode melhorar. O grande perigo é pro Barcelona a sua defesa, uma defesa que tem vários jogadores contundidos, o Piqué que está acabando a história dele no Barcelona, entrou na Liga dos Campeões contra Inter e não foi nada bem. Então o Xavi está pensando no que fazer da vida, se joga com Piqué ou joga sem. Mas ele já não tem jogadores e ainda um possível reserva não seria utilizado em função dessa inconsistência. Então a defesa do Barça é uma grande preocupação.