O jornal espanhol “AS”, da Espanha, realizou um relatório detalhando os escândalos de abuso sexual na Europa. Com a ajuda dos dados do Ministério do Esporte da França, que criou uma unidade dedicada a recolher denúncias chamada “Signal Sport”, o veículo reuniu dados de casos no esporte.
➡️ STF encerra votação do pedido de habeas corpus de Robinho; veja o resultado
Caso esteja passando por algum tipo de violência citada nos próximos parágrafos, ligue 181 para denunciar anonimamente. Em caso de flagrante ou que a situação esteja ocorrendo naquele momento, telefone para o número 190
Episódios famosos dos últimos anos foram citados no relatório. Nomes como Bertrand Charest (ex-treinador de esqui), Larry Nassar (ex-coordenador médico da seleção feminina de ginástica dos Estados Unidos) e André Guedes (ex-treinador de tênis) foram analisados entre os criminosos notórios por abuso sexual na Europa.
No futebol, os brasileiros Daniel Alves e Robinho foram colocados no documento. Além deles, Santi Mina, jogador do Celta de Vigo, e Hugo Mallo, que passou pelo Internacional e atualmente está no time grego Aris FC, também são citados no relatório.
➡️ Daniel Alves é condenado a quatro anos e seis meses de prisão por agressão sexual
Segundo o levantamento do jornal, baseado no estudo europeu “Child Abuse in Sport-European Statistic (CASES)“, 70% dos esportistas menores de idade sofrem violência psicológica e emocional. Em seguida vem a violência física com 43%, sexual sem contato em 36% e 20% da violência sexual com contato.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Outro estudo foi levantado na matéria. Segundo o jornal “El País”, houve mais de 1000 vítimas de abuso de pedofilia em duas décadas no esporte espanhol. O futebol foi a maior modalidade, houve cerca de 571 vítimas e 71 casos. Em seguida, vem o basquete, com 55 vítimas e 15 casos.