A narradora da "TV Globo" Renata Silveira se tornou a primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo em TV aberta no Brasil. Para se manter em um posto tão importante, é preciso muito preparo e estudo. Em vídeo publicado nas redes sociais, a locutora mostrou um pouco desse processo.
+ Há quanto tempo um jogador que era do seu time do coração não marca em uma Copa do Mundo?
No início do vídeo, Renata fez uma brincadeira e escreveu "Como as pessoas acham que eu me preparo para os jogos da Copa" com imagens suas estudando os jogadores pelo álbum de figurinhas do torneio. Na sequência, ela mostrou a preparação real, que inclui o estudo de informações sobre os atletas, geopolítica dos países, notícias recentes e pronúncias dos nomes.
+ Inglaterra tem baixa para o restante da Copa do Mundo
Nos comentários, a narradora recebeu cumprimentos de colegas de jornalismo do Grupo Globo.
- Sou desse time aí do caderninho e canetinha. Nunca falha - comentou a repórter Joanna de Assis.
- Diferenciada - escreveu o comentarista Conrado Santana.
Carioca de nascença, Renata Silveira é formada em Educação Física e fez pós-graduação em Jornalismo Esportivo. Ela iniciou sua carreira na Rádio Globo, em 2014, durante a Copa do Mundo do Brasil. Após se destacar, a jornalista participou do concurso "Garota da Voz", em 2018, no extinto "Fox Sports". A narradora saiu vencedora e seguiu no canal até dezembro de 2020, quando foi anunciada pelo Grupo Globo.