Consagrada como a "mais completa tradução" de São Paulo, Rita Lee também levou ao delírio torcedores em uma cidade do interior paulista. Em 29 de novembro de 1979, a Rainha do Rock do Brasil subiu ao palco em Taubaté com a camisa do clube local. A cantora, que morreu na segunda-feira (8), aos 75 anos, ajudou a aumentar a euforia uma região que naquela noite estava em festa.
O Burro da Central tinha acabado de conquistar o título da Divisão Intermediária do Campeonato Paulista (hoje o equivalente à Série A2). A equipe deu a volta olímpica após derrotar por 2 a 1 seu tradicional rival São José, em partida acirrada no Palestra Itália, em São Paulo.
Um dos heróis do título, o goleiro Wagner detalhou ao LANCE! como foi a caminhada do Burro da Central até chegar à taça.
- Cheguei para a disputa do segundo turno da competição. Havia equipes mais fortes na briga, como próprio Santo André, o Esportivo de Guará... Mas nós fomos correndo por fora até a equipe se fortalecer para a reta final - disse.
+ VÍDEO: Corinthians divulga imagens de Rita Lee no palco com Casagrande e Sócrates
O ex-jogador contou que aquele era um momento de renovação para sua carreira.
- Eu vinha do Operário de Campo Grande e não tinha perspectiva inicialmente. Havia passado por uma lesão, fiquei um ano fora e até comecei faculdade. Cheguei a retornar aos gramados no Esportivo de Guará conciliando as coisas, mas minha trajetória lá não deu certo e pensei em parar com o futebol. Depois, recebi a proposta do Taubaté as coisas foram se ajeitando - disse.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
No dia no qual estava marcado o show de Rita Lee em Taubaté, o Burro da Central iria viajar para fazer sua partida decisiva diante do São José. Porém, o adversário não pôde mandar sua partida em São José dos Campos por ecos da rodada anterior: irritados com o empate em 1 a 1 diante do Esportivo de Guará, dirigentes da equipe joseense tinham invadido o campo e tentaram pressionar o árbitro Romualdo Arppi Filho. A confusão fez a equipe perder mando de campo e o jogo "migrar" para São Paulo, terra da "Santa Rita de Sampa".
No Palestra Itália, o Taubaté saiu na frente com gol de Amauri no início da partida. A Águia empatou com Tata. Antônio Carlos fez o segundo gol do Burro da Central. Porém, ainda brilhou a estrela de Wagner ao defender um pênalti cobrado pelo joseense Darcy.
- Eu estava confiante, tinha pegado um pênalti contra o Santo André em Taubaté. Na época, a gente não conseguia ver os jogos dos adversários como agora para estudar batedores. Mas sempre que dava, ia observando quando enfrentava ou sabia informações por alguns colegas. Eu tinha visto o Darcy bater pênaltis algumas vezes. Fui para a bola e tive a felicidade de defender. Depois do jogo, foi só aquela festa - destacou Wagner.
Em meio à euforia da torcida com o título entre os moradores de Taubaté, Rita Lee subiu ao palco para fazer seu show. As comemorações para a torcida, porém, não ficaram restritas ao show da Rainha do Rock.
- Foram tantas homenagens que recebemos! Um dos nossos jogadores tinha feito promessa de que iríamos para Aparecida do Norte a pé. Ele depois foi para Varginha. Mesmo assim, nos mobilizamos, fomos até lá e cumprimos a promessa. Depois vieram faixas, festas e a gente se reúne até hoje. Esse registro da Rita Lee com a camisa do Taubaté é uma das muitas lembranças que temos e é muito forte para nós - contou o ex-goleiro.
Em suas redes sociais, o Taubaté divulgou uma imagem da cantora no dia do show. Além disso, detalhou seu pesar com o adeus de Rita Lee:
"O Esporte Clube Taubaté lamenta profundamente o falecimento de Rita Lee, a rainha do rock brasileiro. Uma das maiores artistas da história do país, Rita vinha lutando contra um câncer desde 2021, e terá um velório aberto ao público, no Ibirapuera, em São Paulo.
Em 29 de novembro de 1979, Rita Lee fez um show em Taubaté, foi presenteada, vestiu nossa camisa e comemorou com a cidade a conquista alviazul do título da Divisão Intermediária, diante do arquirrival São José naquela noite, levando o Burro da Central para a primeira divisão. Obrigado por tudo, Rita!"