Em semana de clássico em Madrid, o noticiário esportivo espanhol tem Vinícius Júnior como principal nome da partida entre Real e Atlético. O atacante de 22 anos tem sido alvo de inúmeras críticas por conta das suas comemorações com dancinhas. Durante um programa da TV local, o jogador foi atacado por um empresário, que usou termos racistas para se referir ao brasileiro.
No Twitter, o episódio foi condenado pelo jornalista André Rizek.
- Tem que respeitar o adversário. Quando faz um gol e quer dançar. Tem que sambar no Brasil. Aqui, tudo o que tem que fazer é respeitar o companheiro de profissão e deixar de fazer macaquice - afirmou o empresário Pedro Bravo, presidente da Associação de Empresários de Jogadores, durante o programa "El Chiringuito de Jugones".
Ao notar o uso do termo, um comentarista retrucou o empresário, que não reconsiderou suas falas:
- Ele (Vini Jr) não é macaco, é uma pessoa - ponderou.
- Como não? - questionou Bravo.
+ Empresário espanhol ataca Vini Jr com termo racista: 'Tem que parar de fazer macaquice'
- Amigos na Espanha explicam que "hacer el mono" (fazer macaquice seria a tradução correta, por isso apaguei o Tweet anterior) é uma expressão usada no país. Pois bem. No mundo todo, há expressões que estamos deixando de usar porque não apenas soam racistas, são racistas! - escreveu o jornalista, no Twitter.
Na sequência da publicação, Rizek completou a sua fala e direcionou duras críticas ao episódio, condenando a atitude do empresário espanhol.
- Neste caso, associar um negro a "macaquice" dispensa maiores explicações. Na cabeça do comentarista Pedro Bravo, grave mesmo é um brasileiro, negro, dançar ao comemorar gol na casa do adversário. E não associá-lo à "macaquice" - já jogaram uma banana para Daniel Alves, lembram? - questiona o apresentador, que completa:
- Há racismo no Brasil, na Espanha e em todos os cantos do mundo. Não importa se é um jogador do maior clube do mundo, um astro internacional, o racismo não poupa ninguém. Que Vinicius Júnior "meta-lhe" vários gols e dance, orgulhoso, para responder a uma nojeira dessas.
+ Anunciado pelo Olympiacos, James Rodríguez assiste jogo ao lado de Marcelo
ENTENDA O CASO
Na última quarta-feira, o meia Koke, do Atleti, falou a respeito de uma eventual comemoração de Vinícius Jr e deixou avisado que haverá problemas com a torcida se o brasileiro comemorar um gol dançando.
- Se no final ele marcar um gol e decidir dançar, era isso que ele queria fazer. Será que ele entenderia ou não? Cada um comemora os gols como quer. Haveria problemas, com certeza, a coisa mais normal - disse Koke à "Movistar'.
As falas do meio-campistas geraram diversos debates na imprensa esportiva espanhola sobre o atacante brasileiro.
+ Real Madrid pode ter até dois retornos para o clássico contra Atlético de Madrid
As duas equipes se enfrentam pelo Campeonato Espanhol no próximo domingo, às 16h de Brasília, no Civitas Metropolitano, casa do Atlético de Madrid.