Classificado em primeiro no Grupo E após vencer a Espanha por 2 a 1 de virada, o Japão enfrentará a Croácia nas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar. Porém, o gol da vitória surgiu após um lance polêmico na qual a bola parece sair na linha de fundo antes do passe feito pelo jogador japonês.
Após a anulação feita pelo bandeirinha, o lance foi revisado no VAR e a decisão foi revertida, validando o gol do Japão. Com isso, as redes sociais começaram a se movimentar gerando um debate se a bola saiu ou não.
+ Camarões x Brasil: onde assistir, horário e escalações do jogo da Seleção na Copa do Mundo
Segundo a comentarista de arbitragem Renata Ruel, da ESPN, o ângulo da transmissão 'engana' o telespectador e deixa a impressão que a bola ultrapassa a linha de fundo. Porém, o nome desse efeito é paralaxe, que é o 'deslocamento aparente de um objeto quando se muda o ponto de observação'.
+ Alemanha é eliminada da Copa do Mundo e brasileiros vão à loucura; veja os memes
Confira a explicação:
- A bola saiu ou não no gol do Japão? As imagens que temos geram paralaxe: deslocamento aparente de um objeto quando se muda o ponto de observação. Veja o vídeo abaixo, a bola parece estar fora por um ângulo, mas a circunferência dela está na linha. FIFA precisa publicar a imagem.