menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Sálvio Spínola relata ameaça de pena de morte; entenda o caso

Ex-árbitro relembrou intimidação de antigo presidente do Equador

Sálvio Spindola
imagem cameraSálvio Spínola relembrou ameça sofrida por ex-presidente do Equador (Foto: Reprodução)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 13/11/2024
12:39
Atualizado em 13/11/2024
13:44

  • Matéria
  • Mais Notícias

O ex-árbitro Sálvio Spínola relatou, nesta quarta-feira (13), que já foi ameaçado de morte por um antigo presidente do Equador. De acordo com ele, o caso teria acontecido após uma partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

continua após a publicidade

➡️Jornalista aponta importância de Memphis Depay no Corinthians: ‘Chegou leve’

➡️Após Bruno Mars, Couto Pereira receberá show de cantora pop internacional

Durante entrevista ao podcast "Alt Tabet", do Canal Uol, o antigo árbitro explicou o ocorrido. Conforme relatado, a confusão teria se originado após a marcação de um pênalti nos minutos finais de uma partida entre Equador e Uruguai. A penalidade colaborou para a ausência da seleção equatoriana na Copa do Mundo.

- Já vi na televisão presidente da República falar: 'Vou dar pena de morte para esse árbitro, quero saber onde ele está'. Apitei um jogo de Eliminatórias da Copa do Mundo entre Equador e Uruguai. O Equador ia para a Copa se ganhasse ou empatasse o jogo. Mas, aos 46 minutos, com a partida empatada por 1 a 1, teve um pênalti. O assistente falou para mim: 'Torce para o Furlan chutar para fora ou a gente não sai vivo daqui'. Furlan fez o gol, Uruguai venceu por 2 a 1, na última rodada das eliminatórias, e o Equador ficou fora da Copa - contou o ex-árbitro.

continua após a publicidade

Como previsto pelo auxiliar, o final da partida foi marcado por protestos de alguns torcedores equatorianos. Sálvio Spínola recordou que chegou a apanhar dentro de campo e precisou acionar as autoridades brasileiras para sair do país. Contudo, conforme ele contou, quem o ajudou foi um amigo árbitro do Equador.

- Apanhei de câmera objetiva. Os fotógrafos entraram no campo e me batiam com as câmeras. No hotel não podia nem pedir comida. Na TV, o presidente: 'Onde está esse árbitro brasileiro, estou decretando pena de morte para ele'. Para sair do país foi uma loucura. Acionei o Itamaraty, a Fifa, a CBF. Ninguém me deu assistência. Quem me ajudou foi um amigo árbitro do Equador, porque tinham retido meu passaporte - concluiu.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas

Sálvio Spínola

O ex-árbitro foi um dos principais nomes brasileiros no quadro de arbitragem Fifa. Ele teve carreira ativa entre os anos de 1996 e 2011. No currículo, Sálvio Spínola apitou as finais da Copa do Brasil e da Copa América, de 2011.

Após o fim da carreira, ele iniciou a trajetória como comentarista de arbitragem. Entre os anos de 2013 e 2019, esteve no plantel da emissora ESPN. Posteriormente, passou para a Rede Globo, onde foi ativo de 2019 até 2023. Atualmente, ele trabalha na transmissão do Paulistão, na emissora Record.

circulo com pontos dentroTudo sobre

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias