menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Símbolo do Grêmio, Fábio Koff é homenageado com nome de rodovia no Rio Grande do Sul

Jurista é considerado o maior presidente da história do Tricolor e comandou o Clube dos 13

koff-scaled-aspect-ratio-512-320
Fábio André Koff morreu em 2018 (Foto: Divulgação/Grêmio)

Escrito por

Considerado o maior presidente da história do Grêmio, Fábio André Koff será homenageado pelo Rio Grande do Sul. Isso porque, de acordo com a Lei 14.586, de 2023, publicada no Diário Oficial da União, a BR-448, atualmente conhecida como Rodovia do Parque, agora recebe o nome do jurista e dirigente que morreu em maio de 2018, aos 86 anos.

A proposta para homenagem ocorreu justamente no ano de seu falecimento, em 2018, pelo deputado Giovani Cherini. Chegou ao Senado em 2021 e foi aprovada no ano seguinte.

Confira um trecho da Nota assinada por Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e presidente em atividade durante viagem oficial do presidente Lula.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

"O vice-presidente da República, no exercício do cargo de Presidente da República, faço saber que o Congresso Nacional decreta, e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1º A BR-448, no Estado do Rio Grande do Sul, fica denominada "Rodovia DR. Fábio André Koff".

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação".

Além da experiência como dirigente esportivo, sócio e presidente do Grêmio, Fábio André Koff foi juiz em cidades do interior do Rio Grande do Sul. O ex-cartola também esteve à frente do Clube dos 13, que reunia os maiores clubes do futebol brasileiro.

HISTÓRIA NO IMORTAL

A história de Fábio André Koff no Grêmio, clube o qual era torcedor, teve início em 1982. Tentou, no entanto, se eleger presidente dois anos antes, em 1980, mas foi derrotado por Hélio Dourado. O começo turbulento, com protesto de tricolores, deu espaço aos títulos da Libertadores e Mundial, em 1983, ano seguinte.

Koff precisou se afastar do comando do clube por questões de saúde, mas retornou ao Grêmio em 1993 e gravou de vez o nome na história. À frente do Imortal, levantou títulos como a Copa do Brasil, a Libertadores, a Copa Sanwa Bank (Japão à época), a Recopa Sul-Americana e o Brasileirão. No dia de seu falecimento, 10 de maio de 2018, o clube prestou uma homenagem:

- É com enorme pesar que comunicamos o falecimento do nosso eterno presidente Fábio André Koff. Lamentamos a perda deste símbolo de nossa história, responsável pela maior glória já alcançada em campo, e expressamos nossa solidariedade à sua família, amigos e à torcida tricolor".

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter