Na tarde deste domingo (17), o Maracanã será palco do primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2023, que será decidida entre Flamengo e São Paulo. O confronto, considerado de ''alto risco'' por forças policiais, mobilizará um efetivo de 576 agentes e contará com um esquema especial de trânsito no entorno no estádio - das 10h às 20h. O metrô também passará por alterações visando a praticidade e segurança dos torcedores, assim como os trens.
As principais vias do entorno do Maracanã serão interditadas a partir das 10h e só serão reabertas às 20h deste domingo (confira a lista completa abaixo). O esquema especial de tráfego foi elaborado pela CET-Rio e prevê a interdição de pelo menos sete ruas e três avenidas próximas ao estádio. Além disso, nove veículos operacionais e 14 motocicletas serão disponibilizados para auxiliar os 65 agentes na operação de trânsito para o jogo.
O Centro de Operações Rio vai monitorar o entorno do estádio e ruas próximas com 55 câmeras e um drone direto do Maracanã, que serão acompanhados por 50 agentes da Sala de Situação do equipamento público. A ideia é beneficiar os agentes de ruas com informações privilegiadas e garantir ainda mais segurança ao torcedor.
Cerca de 15 painéis de mensagens variáveis irão informar sobre horários das interdições das principais vias e as rotas alternativas ao entorno do estádio. Os moradores da região, por exemplo, deverão apresentar comprovante de residência para ter acesso exclusivo pela Av. Paula Sousa e Rua Prof. Eurico Rabelo - somente aos residentes dos locais: ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário.
METRÔ
O Metrô-Rio também terá um esquema especial de funcionamento para decisão da Copa do Brasil, mas vai operar no horário e preço (R$ 6,90) regular de fim de semana. Ou seja, neste domingo, dia da partida entre Flamengo e São Paulo, o funcionamento será das 7h às 23h. A concessionária, no entanto, vai reforçar e pretende dobrar o efetivo de segurança e operadores de estação - principalmente nas mais próximas ao Maracanã.
A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, enquanto as linhas 1 e 4 vão fazer o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ocorrer no trecho entre as estações Central e General Osório - sem deslocamento na Estácio.
Há uma orientação do Metrô para que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou, se possível, utilizem o pagamento por aproximação diretamente nas catracas para evitar filas e tumultos. Outra indicação é sobre o desembarque. Torcedores com ingressos para acesso aos portões A, B e C (Oeste e Sul), deverão descer na estação Maracanã (Linha 2). Bilhetes para os portões D, E e F (Leste e Norte), são indicados saltar na estação São Cristóvão (Linha 2).
Quem optar pelo Metrô na Superfície (MSN) - estações Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea - o horário de funcionamento é das 7h às 22h30.
TRENS EXTRAS
A Supervia vai disponibilizar trens extras para Santa Cruz, interligado ao Deodoro, Japeri e Saracuruna, a partir da estação Maracanã, para o deslocamento após o confronto entre Flamengo e São Paulo, pela ida da final da Copa do Brasil. A previsão é que o jogo se encerre às 18h.
O torcedor também pode planejar o melhor trajeto para deslocamento direto pelo site (ou clicando aqui).
ESQUEMA DE SEGURANÇA
Foram escalados mais de mil agentes da segurança pública para reforçar a segurança nos arredores e dentro do Maracanã. Serão agentes do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios, do 6º Batalhão e da Polícia Civil.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
ESQUEMA ESPECIAL DE TRÂNSITO: INTERDIÇÕES E VIAS ALTERNATIVAS (LISTA COMPLETA)
INTERDIÇÕES DAS 10H ÀS 20H
– Rua Prof. Eurico Rabelo;
– Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;
– Rua Isidro de Figueiredo;
– Rua Conselheiro Olegário;
– Rua Artur Menezes;
-Av. Maracanã, em ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Rei Pelé;
– Av. Rei Pelé, pista sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e o Museu do Índio;
– Av. Professor Manoel de Abreu, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Rei Pelé;
– Rua Dona Zulmira, entre a Av. Prof. Manoel de Abreu e a Rua São Francisco Xavier.
– Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã;
– Rua Mata Machado, entre a Av. Paula Sousa e a Av. Maracanã.
ROTAS ALTERNATIVAS
• Provenientes do Centro e Zona Sul
– Para a Tijuca: utilizar rota da Avenida Paulo de Frontin e da Rua Dr. Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;
– Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão;
– Para a região do Grande Méier: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.
• Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno
– Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota Rua Conde de Bonfim e Rua Haddock Lobo.
• Provenientes do Grande Méier
– Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.