Neste domingo (24), o Estádio do Morumbi será palco do segundo jogo da final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo. Por questões de segurança, algumas ruas no entorno do estádio serão fechadas pela CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego) para o público geral no dia da partida.
+ Copa do Brasil: vem com a LIVE da Lance! Betting no YouTube para curtir e faturar em São Paulo x Flamengo!
Dentro deste espaço (veja mais detalhes no fim da matéria), apenas torcedores com ingresso para o jogo e profissionais de imprensa credenciados poderão transitar. As ruas serão fechadas em dois momentos diferentes do dia: a partir das 9 horas (hora de Brasília), para a entrada dos torcedores, e a partir de 17h30 para a saída dos torcedores.
Assim, a opção mais indicada para torcedores que desejam ir ao Morumbi é o transporte público. A estação do metrô mais próxima ao estádio é a São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela, administrada pela concessionária ViaQuatro e com possibilidade de transferências para estações da CPTM (Estações Luz e Pinheiros), e as linhas vermelha (Estação República), azul, (Estação Luz) e verde (Estação Paulista) do metrô.
Por se tratar de uma operação automatizada, ainda não é possível afirmar se mais trens serão colocados à disposição dos passageiros - a demanda do momento deve indicar a necessidade ou não de mudanças. O que já se sabe é que não haverá alteração no horário de funcionamento da Linha 4, mesmo em caso de título do São Paulo e festa da torcida nos arredores do estádio. As estações da Linha Amarela do metrô ficam abertas das 4h40 à meia-noite.
Nas demais linhas do metrô, operadas pelo governo do estado, também não haverá qualquer tipo de alteração, tanto no horário de funcionamento - também das 4h40 à meia-noite - como na quantidade de veículos colocados à disposição.
+ Olho por olho? Se o Flamengo devolver o placar de 1x0 no Morumbi, sua aposta de R$10 retorna R$85!
As linhas de ônibus dos arredores do estádio também sofrerão alterações em seu funcionamento, graças ao bloqueio de ruas. De acordo com a SPTrans, autarquia da prefeitura de São Paulo que faz a gestão do sistema de transporte público na capital, 11 linhas de ônibus serão desviadas de seu trajeto regular a partir das 9 horas da manhã.
Outra opção de transporte para quem deseja se dirigir ao Morumbi são os trens, operados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Assim como no caso de trens e metrôs, não haverá alteração no horário de funcionamento das estações, que também funcionarão das 4h à meia-noite. Segundo a operadora, haverá trens de prontidão para atender um eventual aumento na demanda de passageiros.
Com relação à segurança, a Polícia Militar mobilizou um efetivo formado pelo 2º Batalhão de Choque para o patrulhamento dentro do estádio. Nas áreas externas, incluindo estações de metrô e terminais próximos, foram escaladas equipes do Comando de Policiamento de Área 5, além da Cavalaria, do Batalhão de Trânsito e da Guarda Civil Metropolitana.
A reportagem tentou contato com o 2º Batalhão de Choque para entender mais detalhes da operação, como o número de agentes em atividade no dia ou se haverá bloqueios dentro do perímetro de segurança, mas também não obteve resposta. Da mesma forma, esta nota será atualizada com novas informações caso haja alguma resposta.
RUAS FECHADAS (LISTA COMPLETA)
>A partir das 9 horas (hora de Brasília) - Operação entrada:
- Avenida Giovanni Gronchi, entre a Rua Doutor Santo Américo e a Praça Roberto Gomes Pedrosa;
- Praça Roberto Gomes Pedrosa;
- Avenida Jorge João Saad;
- Avenida Jules Rimet.
>A partir das 17h30 (hora de Brasília) - Operação saída:
- Avenida Jorge João Saad (sentido estádio) junto à Avenida Professor Francisco Morato;
- Faixa da direita da Avenida Jorge João Saad, na pista sentido estádio; Avenida Francisco Morato, junto à Rua Lício Marcondes do Amaral até o acesso à estação de metrô São Paulo-Morumbi;
- Caso necessário, bloqueio total no cruzamento da Rua Lício Marcondes do Amaral;
- Avenida Giovanni Gronchi, no trecho entre as praças Santos Coimbra e Roberto Gomes Pedrosa;
- Avenida Giovanni Gronchi no trecho entre a Praça Roberto Gomes Pedrosa e Rua Santo Américo;
- Praça Roberto Gomes Pedrosa;
- Rua Santos Coimbra;
- Rua Corgie Assad Abdala.
TRAJETOS ALTERNATIVOS
- Sentido Cidade Jardim: veículos que trafegam pela Avenida Giovanni Gronchi, no sentido da Avenida João Dias para a Avenida Morumbi com destino ao Centro, devem utilizar a Rua Doutor Francisco Tomas de Carvalho, Rua Doutor Flávio Américo Maurano e entrar à esquerda na Avenida Morumbi;
- Sentido Ponte Morumbi: quem trafega pela Avenida Giovanni Gronchi, no sentido da Avenida João Dias para a Avenida Morumbi com destino à Ponte Morumbi, deve utilizar a Rua Doutor Francisco Tomas de Carvalho, Rua Doutor Flávio Américo Maurano e entrar à direita na Avenida Morumbi.
- Sentido Francisco Morato (Palácio dos Bandeirantes/Hospital Albert Einstein): motoristas que trafegam pela Avenida Professor Francisco Morato devem utilizar a Avenida Professor Francisco Morato, Rua Puréus e entrar à direita na Avenida Morumbi.
TRANSPORTE POR ÔNIBUS
*Matéria atualizada às 20h33 com informações sobre a operação dos trens da CPTM