Vinícius Junior foi homenageado nesta quarta-feira (5) com a Medalha Tiradentes, maior honraria entregue pelo Poder Legislativo do Rio de Janeiro, no Maracanã. A premiação foi proposta após os ataques racistas sofridos pelo jogador na Espanha, no início deste ano.
Além da Medalha Tiradentes, Vinícius Junior foi incluído na Calçada da Fama do Maracanã e teve uma lei sancionada com seu nome, que determina o adiamento de partidas em casos de racismo. O jogador se emocionou com a homenagem e disse que o ''dia muito especial'', em um ''lugar especial'', será sempre lembrado por ele.
- Espero que minha família esteja orgulhosa de mim, por tudo que eles fizeram para eu chegar aqui. É um dia muito especial porque eu sou muito novo e não esperava por isso tão novo, estrear no Maracanã, e estar recebendo tantos prêmios no Maracanã. É um lugar muito especial para mim -, disse Vini Jr. após receber a Medalha.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
A homenagem foi proposta pela deputada Verônica Lima, do PT, após Vinícius Júnior se tornar um símbolo de resistência ao racismo. O atleta sofreu uma sequência de injúrias raciais durante sua passagem pelo futebol espanhol, entre elas a do jogo contra o Valência, pela La Liga - que ganhou repercussão mundial.
A lei Vini Jr., citada acima, tem como objetivo principal o combate aos casos de racismo nos estádios brasileiros. A lei é de autoria do deputado Professor Josimar, do PSOL, e irá encerrar partidas que tenham ataques e manifestações racistas por qualquer cidadão presente nas arenas esportivas.
+ Transforme qualquer TV em Smart e assista aos jogos do seu time do coração quando quiser!
CONFIRA AÇÕES ESTABELECIDAS PELA LEI VINI JR.: