Xande de Pilares critica elitização no Flamengo: ‘O povo está expulso do Maracanã’
Sambista relembra antigo estádio e diz que camada mais popular da torcida foi afastada
- Matéria
- Mais Notícias
O sambista Xande de Pilares criticou o que categorizou como "elitização" do Flamengo, seu clube de coração, nos últimos anos. Em entrevista ao podcast Mundo GV, do ex-goleiro e atual comentarista Getúlio Vargas, o músico relembrou, com saudades, o antigo Maracanã e afirmou que o torcedor mais popular está afastado do estádio e do clube nos dias de hoje.
➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas
- O povo está expulso do Maracanã. Eu posso dizer, porque, na primeira vez que eu fui no Maracanã, eu tinha oito anos. E dos meus oito até os 24 anos, a minha presença era sempre na geral. O primeiro jogo que eu tive oportunidade de ir na arquibancada foi aquele que o Zico volta, em um Fla-Flu que ele faz um gol de falta (Carioca de 1986). Foi a primeira vez que eu fui de arquibancada, antes sempre ia de geral - comentou Xande.
O sambista ainda lembra como a antiga geral - setor mais popular do Maracanã antes das reformas - era um lugar de diversão e de personagens marcantes da torcida carioca. De acordo com Xande, hoje o torcedor perdeu essa essência, e o futebol, muitas vezes, fica em segundo plano para aqueles que frequentam o estádio.
- A geral era o lugar que tinha mais graça no Maracanã, que tinha seus personagens, seus 'geraldinos'. A alegria do Maracanã era diferente. Hoje o cara não está vendo o jogo, está fazendo selfie. Ele só quer mostrar para todo mundo que está no Maracanã, no lugar mais privilegiado. E para o jogo, não 'tá nem aí'. Lembra daquela imagem bonita, quando o trem parava, ia descendo aquela rapaziada toda, camisa no ombro, cabelo pintado? Não tem mais isso - afirmou o músico.
➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Flamengo
Por fim, Xande de Pilares diz ainda que há uma tentativa de elitizar o Flamengo, mas que isso não irá acontecer, por conta das raízes do clube. Ele compara, ainda, o Rubro-Negro com outros times "do povo", como Corinthians, Internacional e Remo.
- Querem transformar o Flamengo em uma coisa que não vão conseguir. O Flamengo não é um clube elitizado! O Flamengo é um clube popular, do povo, como Corinthians, Internacional, Remo… Não tem jeito, e não vão conseguir mudar isso. O Flamengo vai ser sempre do povo - desabafou o sambista.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias