menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

McLaren nega preocupação com regra da FIA sobre asas flexíveis: ‘Nenhuma dor de cabeça’

Regra entrará em vigor durante a temporada 2025 da Fórmula 1

Andrea-Stella-chefe-da-McLaren-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraAndrea Stella é o chefe da McLaren (Foto: Mark Thompson / AFP)
0b4d39c1-0cb5-4d31-a32c-7e9a8a96e1c1_Avatar GP
Grande Premio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 18/02/2025
12:07

  • Matéria
  • Mais Notícias

Apesar de conquistar o Mundial de Construtores de 2024, a temporada da McLaren não foi muito tranquila. As mudanças nas asas flexíveis ajudou a equipe a ir cada vez mais longe nas corridas, mas também enfrentou duras críticas por parte de outros times. Para o novo ano da Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) implementou novas regras que poderiam prejudicar os "Papayas", que afirmaram não estarem preocupados com as mudanças.

continua após a publicidade

➡️Fique por dentro de todas as notícias do esporte em tempo real no WhatsApp! Clique aqui e siga o canal do Lance!

Após encarar certa polêmica com asas flexíveis na temporada 2024, principalmente após reclamações direcionadas à McLaren, a FIA chegou a descartar a adoção de novos testes para avaliar a flexibilidade do item. No entanto, a entidade voltou atrás no início de 2025 e enviou uma diretiva-técnica para as equipes, que terão de se adaptar ao novo limite para as asas dianteiras a partir do GP da Espanha, nona etapa do campeonato.

Protagonista das polêmicas asas flexíveis em 2024, com o famoso ‘mini-DRS’ que gerou debates no GP do Azerbaijão, a McLaren garantiu que não terá problemas com a nova diretiva. Segundo o chefe da equipe inglesa, Andrea Stella, outras áreas do carro geram muito mais impacto no ganho de tempo, e a flexibilidade da asa dianteira “não será uma dor de cabeça” para a nova temporada

continua após a publicidade

- Não será nenhuma dor de cabeça. Não precisamos fazer nenhum ajuste para o início da temporada. Teremos um pequeno ajuste a partir da nona corrida. Sei que se tornou um grande ponto de discussão, mas, em termos de ocupação e problemas, temos tópicos muito diferentes que têm muito mais a ver com ganhar esses décimos de segundo - explicou Stella, e completou:

- Não quero parecer desrespeitoso com todos os homens e mulheres da McLaren, que trabalham muito duro e de forma competente para fazer um carro mais rápido em cima do que já era um carro muito rápido em 2025.

continua após a publicidade
mclaren-carro-formula-1-f1-2025
Nova McLaren durante treino em Silverstone (Foto: Reprodução/Instagram: @mclaren)

Chefe da Williams, James Vowles seguiu na mesma linha e negou que esteja preocupado com a mudança. Por outro lado, o dirigente britânico admitiu que espera ver a regra afetando mais algumas equipes do que outras.

- Em termos de exploração nessa área, acho que todas as equipes farão o que puderem. Mas algumas simplesmente estarão mais avançadas nessa área do que outras. A mudança de regra a partir da nona corrida também não nos preocupa, e provavelmente terá um efeito mais profundo em outros - destacou Vowles.

➡️ F1 lança temporada 2025: veja onde assistir e horário

A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias