Desde a volta das torcidas aos estádios, o Fortaleza tem se esforçado para atrair, cada vez mais, torcedores para as arquibancadas. No ano passado, o Leão do Pici levou mais de 600 mil pessoas aos jogos, fator que impactou também nos bons resultados esportivos do clube como, por exemplo, a saída da lanterna do Brasileirão para o G8, culminando na classificação para fase anterior aos grupos da Libertadores.
Para manter a boa média de público, o Fortaleza é o clube com o ticket médio de R$12,98, valor mais acessível dentre os 20 times da Série A.
>Maurício Noriega revela bastidores de saída e critica direção atual da Globo
O programa de sócio-torcedor do clube tem sido um dos principais motores para aumento da frequência do público tricolor nas arquibancadas. Além dos ingressos mais baratos, há categorias que permitem a entrada gratuita nos jogos em que a equipe atua como mandante, habitualmente, na Arena Castelão.
- A meta do clube é ter um Castelão repleto de sócios. O programa é extremamente importante para o Fortaleza, representa cerca de 15% do orçamento anual, com expectativa de arrecadação de R$ 30 milhões para a temporada. São mais de 41 mil inscritos na plataforma onde, com o início do Brasileirão, jogos decisivos na Copa do Brasil e Sul-Americana, nossa expectativa é que essa base aumente ainda mais - comenta Gigliani Maia, Gestor do Programa de Sócios do Leão.
O sucesso do programa de sócio-torcedor é um dos marcos da atual gestão do Fortaleza. Na final do Campeonato Cearense, contra o Ceará, por exemplo, dos 32.698 pagantes, metade foram sócios que adquiriram o ingresso por apenas R$ 1,00.