De olho em novas promessas, Fortaleza se prepara para início do Brasileirão de Aspirantes
Tricolor de Aço estreia contra o Paysandu; clube espera repetir a campanha positiva do ano passado
- Matéria
- Mais Notícias
O Fortaleza estreia pelo Brasileirão de Aspirantes 2022 nesta quinta-feira, às 15h, fora de casa diante do Paysandu. O clube vai para a terceira participação no campeonato, com a chance de repetir a boa campanha do ano passado, em que alcançou as semifinais do torneio - na primeira aparição, em 2020, o clube parou na fase de grupos inicial.
Agora em um novo formato, a sexta edição da competição conta com dezesseis equipes divididas em quatro grupos. Além do Paysandu, o Fortaleza terá pela frente, no grupo D, CSA e Cuiabá. Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de finais, que jogam confrontos de ida e volta, assim como nas semifinais, para alcançar a decisão do torneio. A grande final está marcada para o dia 25 de setembro.
Sob o comando do treinador Léo Porto, o Leão do Pici espera aproveitar a oportunidade para encontrar atletas que possam integrar o elenco profissional do clube. O objetivo é inspirado pela história do meio-campista Hércules, que chamou a atenção da comissão técnica após se destacar no Brasileirão de Aspirantes 2021.
Após ser trazido por empréstimo junto ao Atlético-CE no ano passado, o jogador de 21 anos fez boas atuações na competição sub-23 pelo Tricolor do Aço, que fez o clube a exercer a compra de 50% dos direitos econômicos do atleta, por R$ 250 mil. O investimento se mostrou positivo, dado à importância que Hércules teve no time profissional. Na inédita participação do Fortaleza na Libertadores 2022, em que está classificado para as oitavas de final, o gol da primeira vitória do clube na competição veio dos pés dele.
'Nos últimos três anos, tivemos outros jogadores além do Hércules que saíram do sub-23 e performaram bem no profissional, como o Habraão, Sammuel e o Igor Torres, que chegou à equipe de aspirantes e logo subiu para o profissional. Nosso objetivo é formar um time competitivo, com o qual possamos ir bem e, ao fim do ano, aproveitar parte do elenco para a equipe profissional em 2023', afirma Daniel de Paula Pessoa, gerente de futebol do Fortaleza.
Embora a maioria dos atletas seja de jogadores nascidos a partir de 1999 - com até 23 anos -, o Brasileirão de Aspirantes permite uma mescla entre profissionais e atletas de categorias inferiores. De acordo com o regulamento, é permitida por clube a atuação de até quatro jogadores acima dos 23 anos, e no máximo oito jogadores nascidos a partir de 2003 - abaixo dos 19 anos.
'O Campeonato Brasileiro de Aspirantes existe com o objetivo de fazer a transição de atletas que estão saindo do Sub-20, que já não tem mais idade para disputar na categoria, para iniciar um trabalho junto ao profissional. É por meio desta competição que conseguimos dar minutagem tanto para este jogadores quanto para aqueles que estão sendo pouco aproveitados na equipe profissional', completa Daniel.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias