O Cruzeiro FA acertou a contratação do quarterback norte-americano Nick Rooney, que estava no futebol americano polonês em 2022. O jogador chega com a missão de substituir Álvaro Fadini, que atuou na equipe celeste no segundo semestre do ano passado, mas não renovou o vínculo para esta temporada.
O quarterback começou a treinar junto com seus novos companheiros na última quinta-feira (23/2). O novo reforço celeste será importante para as disputadas da Taça Brasil Hinova, Campeonato Mineiro e o torneio nacional no segundo semestre – possivelmente o Brasileirão da CBFA.
- Estou entusiasmado em voltar ao Brasil, passei muito tempo no Sul do país. É um país bonito que eu me apaixonei com o clima. Sinto que teremos muita diversão no campo este ano. Espero que me recebam de braços abertos. Estou ansioso para conhecer vocês e vamos fazer coisas maravilhosas – afirmou o quarterback nas redes sociais do time celeste.
Na Europa, o jogador de 27 anos atuou pelo Bialystok Lowlanders e levou a equipe ao título do Campeonato Polonês de 2022. Além disso, o jogador tem passagens pelo Bologna Warriors, da Itália, em 2021, e pelo Sollerod Gold Diggers, da Dinamarca, em 2019. No ano passado, o novo reforço celeste teve 1.689 jardas passadas, 22 passes para TDs, 178 jardas corridas, 4 interceptações e QB rating de 116.4.
Na Itália, o novo reforço celeste teve 1.128 jardas passadas e 11 passes para TDs em oito jogos. Já na Dinamarca, o quarterback liderou o ataque que conquistou 2.721 jardas passadas e 36 passes para TDs em oito jogos da temporada regular.
Antes de ir para a Europa, Rooney atuou na Rochester Community and Technical College, onde conquistou recordes do NJCAA, como 105 passes totais para touchdowns, 7.884 jardas passadas e 57 passes para touchdowns em uma única temporada. Depois, o novo reforço celeste mudou-se para Adams State University (NCAA D2), onde lançou 6.023 jardas e 59 touchdowns em duas temporadas.
O Cruzeiro FA vai contar com cinco estrangeiros no seu elenco. Além do QB norte-americano, o time celeste possui os defensores norte-americanos Oshay G Dunmore e Dimitri Vigil, o wide receiver Ronelle Stephens e o defensor uruguaio Fabian Hernandez Duguin. A Taça Brasil Hinova é a única competição que permite jogar cinco estrangeiros. Nas outras, o head coach Brayden McCombs terá que promover um gerenciamento dos atletas.
Além dos jogadores estrangeiros anunciados, o Cruzeiro FA contratou para a temporada 2023 o linha defensiva Marcus Tuleba e os running backs Rafael Fadini e Denis Ricardo (o blackops). Os tres jogadores defendiam o Galo FA.