O Minnesota Vikings confirmou a sua reação na temporada e descolou sua terceira vitória seguida na competição, coincidentemente todas contra rivais da NFC North. Nesta segunda-feira (16), no ambiente hostil do Soldier Field, os Vikings derrotaram o Chicago Bears, por 19 a 13, com destaque para o recebedor novato Justin Jefferson, dono de oito recepções na partida e 135 jardas completadas.
Com o triunfo, o Minnesota Vikings segue na terceira colocação da divisão, com quatro vitórias e cinco reveses, mas encurtou ainda mais a distância para o próprio Chicago Bears, que ocupa o segundo posto no grupo, com cinco jogos vencidos e quatro perdidos.
Na próxima rodada, os Vikings voltam à campo contra o Dallas Cowboys, no domingo (22). O Chicago Bears, por sua vez, irá curtir o descanso e só tem compromisso agendado para a semana 12, no difícil duelo diante do Green Bay Packers.
Defesas controlam a metade inicial
O primeiro tempo entre Chicago Bears e Minnesota Vikings foi marcado pelo equilíbrio entre as equipes, com as defesas levando vantagem sobre os ataques adversários e também pelos turnovers de ambos os times, terminando em 7 a 6 para a franquia visitante. Nos Bears, a retaguarda conseguiu encaixar a marcação em Dalvin Cook, pouco efetivo nos dois quartos iniciais. Se a defesa foi eficiente diante da qualidade do running back dos Vikings, a ofensiva do time comprovou sua dificuldade em marcar pontos, com Foles sendo interceptado uma vez e não conseguindo tirar vantagem dos dois erros do adversário - um fumble e uma interceptação -, contentando-se com dois field goals do brasileiro Cairo Santos.
Do lado do Minnesota, o ataque até anotou um touchdown o recebedor Adam Thielen completando passe de 17 jardas do quarterback Kirk Cousins. E foi só. Posteriormente, a equipe teve que forçar o jogo de passes já que Dalvin Cook não encontrava brechas nas trincheiras dos Bears e os erros tomaram corpo na partida. O primeiro aconteceu com o tight end Kyle Rudolph, dono de um fumble perdido pela primeira vez em 137 partidas na NFL. Posteriormente, no segundo quarto, Cousins lançou o recebedor Adam Thielen, mas o passe seria interceptado por Khalil Mack.
Impressionante
O segundo tempo começaria com o Chicago Bears tomando a liderança no placar, por 13 a 7, depois de um touchdown espetacular marcado pelo recebedor Cordarrelle Patterson, que retornou a bola para a endzone adversária depois de correr 104 jardas na jogada. Esta foi a oitava vez em sua carreira na NFL que Patterson anotou um touchdown de retorno de kickof, igualando os feitos de Josh Cribbs e Leon Washington, que atuaram na liga até 2014.
Dali em diante, a defesa dos visitantes anulou completamente o ataque liderado por Nick Foles, que teve que optar por punts em quatro campanhas e em outras duas oportunidades não foi capaz de converter quartas descidas.
No ataque, o Minnesota Vikings viu o quarterback Kirk Cousins comandar dois drives promissores, mas que resultariam apenas nos pontos necessários para igualar o marcador, com o veterano kicker Dan Bailey acertando chutes de 37 e 43 jardas, respectivamente. Apenas no último período do confronto, os Vikings se colocaram em vantagem por 19 a 13, depois de uma campanha de 73 jardas no total, consumindo quase cinco minutos no relógio e que culminaria com o recebedor Adam Thielen recepcionando o touchdown da vitória.
Nota triste
Já no final da partida, o quarterback Nick Foles precisou deixar o gramado no carrinho, depois de ter sido jogado ao chão pelo defensive end Ofeadi Ofenigbo. Existe a possibilidade de lesões em sua perna direita e quadril.