Olho no Draft: 10 prospectos para você ficar atento neste sábado de College Football
Assim como os olheiros da NFL, preste atenção nestes talentos que estarão em campo em partidas com transmissão para o Brasil
Semana histórica para o College Football. Neste sábado (28), Sarah Fuller vai atuar como kicker por Vanderbilt em partida contra Missouri. Ela se tornará a primeira mulher a atuar por uma faculdade participante das cinco mais fortes conferências do futebol americano universitário.
Mas o dia repleto de College Football vai além do pioneirismo de Fuller. Prospectos estarão em campo para impulsionar sua cotação para o próximo Draft. Nomes que entraram no radar nas últimas semanas, como Ty Fryfogle ou Jake Funk, querem aproveitar o bom momento e seguir ganhando fãs entre os olheiros da NFL.
O Lance! preparou uma lista com dez prospectos que devem estar no próximo Draft, que acontece em abril de 2021, para você observar neste sábado. Desde os que sonham com presença na primeira rodada até aqueles que vão lutar para ouvir seu nome ser chamado em alguma das sete rodadas.
Penn State x Michigan – 14h – ESPN Play
Em outros anos, um jogo que poderia decidir quem jogaria na final da Big Ten. Hoje, é o encontro de dois programas disfuncionais e que não colocam em campo tudo o que o fã do futebol americano esperava. Apesar disso, muitos prospectos de alto nível estarão em campo. Destaque para Shaka Toney, de Penn State. O defensive end é visto por alguns como talento de final de primeira rodada, início de segunda. Para nós, um pouco alto para o jogador, que deve aparecer no meio para o final do dia 2 do Draft. Contudo, para seguir sonhando com uma escolha no primeiro dia, o duelo frente aos Wolverines é fundamental para Toney. Terá pela frente um confronto contra Jalen Mayfield, left tackle de enorme potencial de Michigan, e quem vencer a batalha ganhará pontos positivos entre as franquias da NFL.
Veja análise de alguns prospectos de Michigan aqui.
Shaka Toney takes some of the tightest corners in college football pic.twitter.com/pcT9xdhG7G
— Benjamin Solak (@BenjaminSolak) October 24, 2020
Indiana x Maryland – 14h – ESPN Play
Antes dois programas renegados no College Football, Indiana e Maryland passam por uma reconstrução e com enorme sucesso. Indiana, então, é uma das gratas surpresas do College Football, estando próximo de uma zebra monumental frente a Ohio State na semana anterior. Aliás, grata surpresa também é o desempenho de Ty Fryfogle em seu último ano de elegibilidade no College Football. O wide receiver está colocando números surreais, com mais de 200 jardas nas duas últimas partidas. Frente a Ohio State, anotou três touchdowns e nenhum defensor do badalado programa dos Buckeyes teve resposta para parar Fryfogle. O recebedor, que antes sequer ouvia seu nome ser comentado entre os analistas americanos, já começa a ser olhado com carinho para o próximo Draft.
TY FRYFOGLE IS COOKING DBs🔥
— PFF College (@PFF_College) November 21, 2020
We’ve got a one-score game
pic.twitter.com/4lzvIvHDKS
O running back Jake Funk, de Maryland, teve que superar duas lesões de rompimento de ligamentos do joelho durante sua carreira universitária. Como redshirt senior, em sua última temporada no College Football, o jogador renasceu. Funk teve uma atuação espetacular frente a Minnesota, com mais de 200 jardas, demonstrando agilidade e boa visão, características fundamentais para a posição de RB. Pelo histórico de lesões e a desvalorização da posição de running back nos últimos anos na NFL, Funk terá que batalhar para ouvir seu nome ser chamado no Draft de 2021. Uma boa atuação frente a competente defesa de Indiana pode colocar seu nome no radar da NFL.
SMU x East Carolina – 14h – ESPN Play
O quarterback Shane Buechele se transferiu para SMU após não ter espaço em Texas, quando perdeu a batalha da posição de quarterback nos Longhorns para Sam Ehlinger. E a mudança de ares valeu a pena. Buechele se encontrou em SMU, assumindo as rédeas do programa. Na temporada, já são 2781 jardas aéreas, 27 touchdowns e somente quatro interceptações. O QB demonstra algumas boas características para a posição, como braço razoável para bom, toque e não se afobar quando sofre pressão. Deve ouvir seu nome ser chamado em algum ponto do terceiro e último dia do Draft de 2021.
Kentucky x Florida – 14h – ESPN Play
Alguns analistas usam o talento ao redor de Kyle Trask para desmerecer o potencial do quarterback dos Gators - uma injustiça em minha opinião. Um destes nomes é o do wide receiver Trevon Grimes. Em uma classe repleta de bons recebedores, Grimes ainda luta para se estabelecer como um prospecto interessante para o Draft da NFL. O wide receiver se destaca pela capacidade em fazer recepções contestadas, utilizando da sua altura e atleticismo para vencer a batalha com os defensive backs. Também não se amedronta com o contato físico, sendo boa opção para os passes no meio do campo, abaixando o pad e indo para ao choque com os rivais.
Trevon Grimes added to the accepted invites this week for @seniorbowl - size/athleticism jumps out, capitalized on more volume with Pitts out last week too pic.twitter.com/6JJT4kxB2l
— Connor Rogers (@ConnorJRogers) November 19, 2020
Os talentos estão em abundância em uma contestada defesa de Florida. Um nome para ficar de olho é no linebacker Ventrell Miller. O jogador demonstra alguma dificuldade em defender o jogo aéreo, sendo iludido, por vezes, em situações de passe e deixando o meio do campo aberto para o quarterback explorar. Contudo, é uma máquina de tackles no jogo corrido. Veloz, com bom processamento mental, lê as chaves da linha ofensiva adversária e logo busca o running back. Contra Kentucky, que abusa do jogo corrido, Ventrell Miller terá muitos snaps para exibir suas qualidades.
Leia sobre Kyle Trask aqui. Veja análise de outros prospectos de Florida aqui.
Pittsburgh x Clemson – 17h30 – ESPN Play
O defensive end Patrick Jones recebe mais amor de quem acompanha College Football, mas Rashad Weaver é tão bom ou melhor que seu companheiro de posição. Contra Notre Dame, enquanto Jones foi presa fácil para o excelente Liam Eichenberg, Weaver incomodava Ian Book em praticamente todo snap, superando Robert Hainsey com frequência. A maneira como Weaver vai se portar diante de Clemson, especialmente na defesa do jogo corrido será importante quando os scouts estiverem avaliando o jogador de Pittsburgh.
Leia sobre alguns prospectos de Clemson aqui.
Rashad Weaver with the box trifecta: sack, strip, recovery. pic.twitter.com/kzRNQK24Tu
— Jared Stanger (@JaredStanger) October 11, 2020
Georgia x South Carolina – 21h30 – ESPN Play
Prospectos por todos os lados, em praticamente cada posição do campo, especialmente do lado de Georgia. Vale ter atenção em JT Daniels, QB dos Bulldogs, que faz sua segunda partida liderando o forte programa. Mas o foco aqui é em dois outros talentos, também no ataque de Georgia. Olho no right guard Ben Cleveland e no center Trey Hill. Ambos os atletas têm sido dominantes em 2020, sobretudo pavimentando o caminho para o bom jogo corrido dos Bulldogs. Manter a consistência até o final da temporada pode significar uma escolha no dia 2 do próximo Draft para os atletas do meio da linha ofensiva de Georgia.
Veja análise de outros prospectos de Georgia aqui.
Washington x Utah – 21h37 – ESPN Play
Elijah Molden é um cornerback com boa agilidade e mobilidade. Um modelo ideal para atuar no slot, acompanhando os recebedores pelo meio do campo, uma das mais ingratas tarefas do futebol americano. Molden é um competidor nato, que está sempre próximo da bola, indo para a briga com os recebedores quando a mesma está no ar, dificultando a recepção. Apesar de ser baixo e leve para os padrões atuais da NFL, Molden não abdica do contato, mesmo contra adversários mais fortes que ele.