A semana 7 da temporada de 2020 da NFL começa nesta quinta-feira (22) e, com ela, as brigas por vagas nos playoffs e pelas escolhas mais altas no draft do ano que vem começam a se desenhar. Confira o que se pode esperar dos 14 jogos que acontecerão entre hoje e segunda-feira (26)!
Philadelphia Eagles vs. New York Giants
Uma das mais tradicionais rivalidades da NFL, como todo duelo divisional da NFC Leste, será o confronto do Thursday Night Football de hoje. Os dois lados, porém, não alcançaram até aqui suas expectativas para a temporada. A campanha dos Giants é de 1-5, e o time não vem apresentando evolução em relação ao ano passado. Daniel Jones continua cometendo turnovers demais e o jogo terrestre, sem Saquon Barkley por toda a temporada, continua ineficaz. Os Eagles, apesar da campanha quase tão ruim quanto (1-4-1), são favoritos para o confronto. Carson Wentz está na pior temporada de sua carreira, com 9 interceptações em 6 jogos, mas seus breves lampejos, além do crescimento da defesa em momentos cruciais, têm sido o suficiente para manter os Eagles vivos em alguns jogos. Jogando em casa, os Eagles têm tudo para vencer sua segunda partida e encostar nos Cowboys pela liderança da divisão.
Washington Football Team vs. Dallas Cowboys
Por falar na NFC Leste, os outros dois times da divisão também se enfrentam no próximo domingo (25). Dallas vem de uma derrota maiúscula contra o Arizona Cardinals no último Monday Night Football e precisa vencer para se manter na liderança da divisão. Sem Dak Prescott para o resto do ano, é difícil visualizar Andy Dalton levando seu time a muitas vitórias neste ano, mas, se é possível que ele vença algum jogo em 2020, esse é um deles. Por mais que Washington tenha chegado perto de vencer os Giants na Semana 6, e que seu pass rush seja amedrontador para a linha ofensiva baleada dos Cowboys, o jogo terrestre da equipe da capital é o pior da liga, e Kyle Allen como QB não é algo tão encorajador. Ambos os times podem sair com a vitória, mas Dallas segue como favorito fora de casa - por uma margem pequena.
New York Jets vs. Buffalo Bills
Não há muito o que discutir aqui. Tudo pode acontecer em rivalidades divisionais, mas os Jets são, com pouca margem de discussão, o pior time da liga. Joe Flacco e Frank Gore no backfield poderiam ser uma dupla de peso em 2012, mas em 2020 são legítimos reservas, atuando por falta de opções no elenco. Adam Gase não transmite confiança como head coach, e sua equipe é de longe a que menos pontuou na temporada. Os Bills, que começaram bem o ano, vêm de duas derrotas para equipes fortíssimas. Uma partida contra os Jets parece ser o que qualquer time na NFL precisa para pôr seu ataque e sua defesa de volta nos trilhos, e isso é o que deve acontecer para Josh Allen e cia. Buffalo, mesmo fora de casa, é favorito por uma margem larga.
Cincinnati Bengals vs. Cleveland Browns
Os Browns vêm de um bom começo de ano, com quatro vitórias entre as semanas 2 e 5. No entanto, as duas derrotas que sofreram, contra Steelers e Ravens, foram pouco encorajadoras. Apesar de ter o melhor jogo terrestre da liga, Cleveland não parece poder confiar tanto em seu quarterback, Baker Mayfield - 26º da NFL em jardas de passe, 4º em interceptações. Cincinnati, por outro lado, parece ter total segurança em seu novo QB, Joe Burrow. Ele lidera a liga em tentativas de passe (246), e é o 8º em jardas aéreas (1617). Em contramão aos sentimentos que cada equipe vive em relação aos seus jovens comandantes, claramente há uma diferença grande na qualidade dos elencos das duas franquias de Ohio. Os Browns têm quatro vitórias, enquanto os Bengals têm apenas uma, além de um empate. Apesar da goleada sofrida contra Baltimore na semana 6, Cleveland deve retomar seu rumo na briga pelos playoffs contra uma frágil defesa terrestre de Cincinnati.
Houston Texans vs. Green Bay Packers
Apesar do abalo sísmico sofrido por Aaron Rodgers e os Packers na última semana em Tampa, a franquia de Green Bay vem forte nesse jogo em Houston. DeShaun Watson continua carregando o ataque dos Texans nas costas, mas a falta de uma grande arma no jogo aéreo limita seu desempenho. A defesa do time texano implodiu do ano passado para cá, sendo hoje a pior da NFL contra a corrida, e uma das dez piores contra o passe. O ataque de Green Bay deve, então, tomar proveito disso no próximo domingo, mesmo sem David Bakhtiari, seu left tackle titular. Aaron Rodgers, auxiliado por um jogo terrestre equilibrado, deve aproveitar a frágil defesa de Houston para sacudir a poeira e se recuperar da má atuação de semana passada. Os Packers são favoritos, mas Watson é capaz de manter os Texans vivos no jogo, e pode até arrancar uma vitória se estiver inspirado.
Atlanta Falcons vs. Detroit Lions
Bastou demitir Dan Quinn para que os Falcons encontrassem inspiração para chegar à primeira vitória. Resta saber se o gás da troca de treinadores já acabou ou se dura o suficiente para que consigam seu primeiro triunfo em casa. Matt Ryan precisa que Julio Jones e Calvin Ridley se mantenham saudáveis para que Atlanta mantenha o favoritismo em casa. Os Lions, em compensação, têm sido visitantes “indigestos” em 2020: as duas vitórias da equipe foram conquistadas fora de casa, e a fraca defesa aérea dos Falcons - a pior da liga em jardas cedidas - parece ser um prato cheio para Matt Stafford ter uma grande atuação. Apesar da vantagem de Detroit no confronto aéreo, Atlanta é o favorito caso seus receivers e edge rushers se recuperem até a hora do jogo.
New Orleans Saints vs. Carolina Panthers
É inegável que o começo de temporada dos Panthers tem surpreendido a todos que acompanham a NFL, com Teddy Bridgewater jogando em um bom nível enquanto Christian McCaffrey segue lesionado. Também é indiscutível que os Saints não vêm seguindo as expectativas para 2020 até aqui, com duas derrotas pesarosas contra Raiders e Packers, e duas vitórias mais apertadas do que se esperava contra Chargers e Lions. Dito isso, considerando que Michael Thomas deve voltar a campo após mais de um mês lesionado, é difícil acreditar que os Panthers possam surpreender novamente. Mesmo que Drew Brees siga sem explorar a jovem secundária de Carolina com passes longos, o jogo curto e intermediário de New Orleans é extremamente produtivo. Os Saints são favoritos por uma margem confortável, mas um duelo divisional é sempre perigoso para os favoritos. Vale a pena ficar de olho na batalha entre o eficiente jogo terrestre de Carolina, que conquista 8,1 jardas por carregada, contra o trabalho da defesa de New Orleans contra a corrida, cedendo apenas 3,9 jardas por tentativa.
Tennessee Titans vs. Pittsburgh Steelers
O primeiro jogo remarcado, devido a casos de Covid-19 no elenco de Tennessee, acabou por se tornar um dos confrontos mais aguardados do ano. São dois times invictos que não estavam nas previsões de muitos analistas como favoritos para o título no começo do ano, mas que hoje já provaram que são legítimos candidatos ao título da AFC. Ben Roethlisberger está irreconhecível em comparação à sua forma tradicional: não vem explorando muito as bolas em profundidade, o que faz com que ele tenha menos touchdowns, ao mesmo tempo que menos turnovers. Ryan Tannehill segue surpreendendo depois de um ano incrível em 2019, mantendo um nível mais próximo da temporada passada do que do seu início de carreira em Miami. O que se pode esperar desse jogo: Derrick Henry pode ter atuação mais discreta no ano, já que enfrentará uma defesa terrestre aterrorizante: 66,2 jardas cedidas por partida, 3,3 por carregada. A linha ofensiva dos Titans perdeu Taylor Lewan, sua peça mais importante, e isso certamente será crucial contra o pass rush de Pittsburgh, que tem TJ Watt, Bud Dupree e Cameron Heyward em grande fase. Com essa visão do confronto, os Steelers chegarão ao Nissan Stadium como favoritos por uma margem magérrima, e a expectativa é de ataques pouco explosivos, com um jogo burocrático nas trincheiras.
New England Patriots vs. San Francisco 49ers
Esse é um dos jogos mais interessantes da rodada, visto que ambos os times precisam muito da vitória para seguir sonhando com uma vaga na pós-temporada. Os 49ers vêm de uma vitória importante, mas seguem com uma campanha 3-3. Os Patriots, por sua vez, caíram para 2-3 após uma derrota surpreendente para Denver, e estão em 3º na AFC Leste. Será o primeiro confronto de Jimmy Garoppolo contra sua ex-equipe, e o QB dos Niners terá pela frente a dura defesa dos Patriots, uma das mais fortes contra o passe. New England busca emplacar seu jogo aéreo, que ainda não engatou desde a partida de Tom Brady. Os Patriots são favoritos em casa por uma curta margem, ainda que San Francisco esteja com 100% de aproveitamento como visitante.
Denver Broncos vs. Kansas City Chiefs
Os defensores do título sacudiram a poeira da derrota contra os Raiders com uma sólida atuação na última segunda-feira contra os Bills. Mahomes voltou a atuar em alto nível e, mesmo com lesões na linha ofensiva, o ataque dos Chiefs é superior à boa defesa dos Broncos. Com Drew Lock e Phillip Lindsay saudáveis novamente, Denver pode até aprontar para cima da defesa dos Chiefs, mas a diferença de qualidade nos elencos é gritante. Kansas City é favorito, ainda que fora de casa, sem grandes dificuldades, mesmo que Denver consiga parear sua defesa com o explosivo playbook de Andy Reid.
Los Angeles Chargers vs. Jacksonville Jaguars
As condições parecem favoráveis para que os Chargers consigam a primeira vitória em sua nova casa, o So-Fi Stadium, que seria também a primeira com o novo QB, Justin Herbert. Anthony Lynn, head coach de LA, precisa que seu time evolua para garantir seu emprego na próxima temporada, e uma partida contra a inexperiente defesa dos Jaguars é a oportunidade perfeita para colocar seu ataque nos trilhos. Há uma pessoa em Jacksonville que discorda, porém, que sua equipe seja um saco de pancadas, e o nome dele é Gardner Minshew. Apesar da campanha 1-5, a franquia do centro da Flórida pode sempre surpreender enquanto o quarterback bigodudo estiver sob comando deste ataque, como visto na semana 1, quando os Jaguars bateram os Colts. A inconstância desse ataque, porém, é o que torna difícil crer numa vitória contra a talentosa defesa de Los Angeles, fazendo dos Chargers francos favoritos no próximo domingo.
Las Vegas Raiders vs. Tampa Bay Buccaneers
As expectativas para a primeira partida da carreira de Tom Brady na cidade de Las Vegas são altas. Os Bucs vêm de uma vitória com V maiúsculo sobre Aaron Rodgers e os Packers. Brady está jogando bem, seu corpo de recebedores é carregado de grandes atletas, e a defesa é jovem e vem jogando em alto nível. Os Raiders, por sua vez, têm jogado melhor que sua campanha de 3-2 sugere. Vitórias contra os poderosos Saints e Chiefs dão bastante cacife aos comandados de Jon Gruden, e a equipe vem de uma semana de descanso, o que favorece o planejamento para essa partida. A defesa de Tampa tem uma árdua tarefa pela frente: tentar parar as três armas do ataque de Vegas: Josh Jacobs, que pode castigar pelas trincheiras; Darren Waller, que faz estrago no nível intermediário do campo; e Henry Ruggs, que vem se consolidando como uma das melhores deep-threats da liga como recebedor. O trabalho da defesa dos Raiders é ainda mais duro, já que Mike Evans e Chris Godwin são uma das melhores duplas de WRs da NFL, e Rob Gronkowski parece finalmente ter encontrado a velha forma. Pela superioridade na defesa, os Bucs são favoritos mesmo jogando fora de casa, mas Las Vegas é uma equipe que vem calando todos aqueles que duvidaram deles neste ano.
Vale mais ainda se atentar à possibilidade de adiamento desse jogo, já que os Raiders tiveram dois testes positivos para Covid-19 no elenco. A partida seria no horário nobre, mas foi deslocada para a segunda janela de jogos no domingo.
Arizona Cardinals vs. Seattle Seahawks
A imponente vitória dos Cardinals na última semana colocou a franquia de volta na briga por uma vaga nos playoffs e deu muita confiança ao elenco, mas o torcedor de Arizona não deve se iludir tanto em relação aos próximos jogos, principalmente com a partida de domingo contra os Seahawks. Em contraponto, o incrível começo invicto também não pode iludir a torcida de Seattle frente à sequência de jogos que o time tem pela frente. Ambos os times têm seus problemas. Até a semana 5, o jogo terrestre de Arizona, exceto pelas corridas de seu quarterback, Kyler Murray, não vinha tendo muita eficiência. Kenyan Drake, excluindo a partida contra Dallas, tinha média de 3,7 jardas por corrida. Pela frente terão a defesa terrestre de Seattle, uma das melhores da liga, mas que vem pecando muito na cobertura contra o passe. Os Seahawks têm a pior defesa da NFL em jardas aéreas por partida (370,4), e o corpo de recebedores dos Cardinals é completo o suficiente para deitar e rolar em cima dessa secundária. Jamal Adams ficar saudável até domingo é crucial para que os Seahawks mantenham a invencibilidade, mas, com Russell Wilson no comando do ataque e DK Metcalf em grande fase, é impossível não escolher essa franquia como favorita nessa partida, especialmente agora que a partida foi deslocada para o Sunday Night Football, já que Wilson tem um excelente retrospecto em horário nobre.
Los Angeles Rams vs. Chicago Bears
Para fechar a Semana 7, o fã da NFL terá mais um grande jogo no Monday Night Football. Os surpreendentes Bears, invictos como visitantes, vão a Los Angeles para enfrentar os Rams, invictos em casa. A partida vale muito, já que ambos os times estão firmes na briga pelos playoffs. A batalha nas trincheiras será interessante com os fortes grupos de pass rush em ambos os lados podendo ser cruciais para o desenvolvimento da partida. As mentes ofensivas de Sean McVay e Matt Nagy estarão sob grande pressão: LA depende da constância de Jared Goff para conduzir o jogo aéreo, que foi pouco eficaz nas duas últimas partidas. Chicago precisa que Nick Foles esteja num de seus bons dias e, evitando turnovers, o QB pode manter os Bears na liderança da NFC Norte por mais uma rodada. Los Angeles entra como franco favorito no So-Fi Stadium, mas Foles já provou diversas vezes que não se pode duvidar dele como quarterback.