Uma nova realidade se inicia em Nova Orleans neste domingo (12). Depois de 15 anos, Drew Brees não é o mais quarterback titular dos Saints. Uma nova era se inicia para Sean Payton e seus comandados, que logo de cara encaram o Green Bay Packers, o atual campeão da NFC Norte e que conseguiu segurar as especulações da offseason sobre a possibilidade de perda de Aaron Rodgers. O camisa 12 segue nos Cabeças de Queijo, mas seria esta sua última dança no Winsconsin? A partida acontece em Jacksonville, na Flórida, às 17h25, com transmissão da ESPN2 e EspnApp.
Por que jogar na Flórida?
Você pode se perguntar o motivo de um jogo do Saints como mandante acontecer na Flórida. Mas a realocação se dá por causa das consequências do furacão Ida. A tempestade causou estragos na Costa do Golfo e na Costa Leste no mês passado, matando pelo menos 40 pessoas e causando tornados e enchentes históricas. As estimativas atuais colocam os danos de Ida em mais de US $ 95 bilhões.
Aposta em Jameis Winston
Ao menos, a primeira batalha da pré-temporada foi vencida por Jameis Winston em Nova Orleans. O quarterback foi o escolhido por Sean Payton para iniciar esta fase de transição nos Saints sem Drew Brees, superando a disputa individual com Taysom Hill. A possibilidade de um novo momento para o QB, que deixou o Tampa Bay Buccaneers praticamente no limbo após uma temporada de 30 passes para TD e 30 interceptações. Winston, de acordo com pesquisas populares entre os torcedores do Saints, conta com o apoio da 'Who Dat Nation' e possui em contrato incentivos para que o vínculo atual de uma temporada se transforme em um acordo duradouro, podendo ser o mais seguro de sua carreira. Winston é uma primeira escolha geral de draft, o de 2015, tem credenciais para poder se firmar.
Olho na defesa dos Saints
Lendo nossos companheiros de imprensa de Nova Orleans, o nome mais 'quente' do training camp dos Saints foi o do defensive end Marcus Davenport. Esta é uma temporada em termos contratuais de 'vai ou racha' para o atleta, que é uma primeira escolha de draft. No entanto, saudável, ele tem tudo para entregar aquilo que se espera. Outras duas esperanças para formar uma linha defensiva sólida ao lado de Cameron Jordan são Carl Granderson e Payton Turner. Os Saints acabaram perdendo Trey Hendrickson, que acabou assinando com o Bengals e era, até então, o jogador mais confiável em termos de titularidade.
Se Davenport pretende mostrar a que veio na NFL, não existe melhor momento do que neste domingo (12). Com um ataque de primeira linha em Green Bay, pressionar o futuro quarterback Hall da Fama Aaron Rodgers é a principal prioridade. Ainda dentro do aspecto defensivo dos Saints, é bom ficarmos de olho no que o cornerback Paulson Adebo. Selecionado na terceira rodada do draft da NFL deste ano, o ex-jogador de Stanford acabou deixando a posição de wide receiver para atuar como CB. Por causa da suspensão dos jogos no College devido à pandemia do novo coronavírus em 2020, este será o primeiro jogo de Adebo desde 9 de novembro de 2019.
O que virá agora?
O futuro ainda é desconhecido em Green Bay. Mas quer saber? Cabe a nós aproveitar cada momento de Aaron Rodgers vestindo a camisa da franquia do Wisconsin. O atual MVP da liga retorna para sua 17ª temporada com os Packers. Na última temporada, Rodgers completou 71% de seus passes, a melhor marca da liga, e superou a NFL com 48 TDs. Em termos estatísticos, ele ainda terminou a disputa entre os cinco primeiros em porcentagem de passes completados, jardas por tentatativas e touchdowns em 2020. Em todas as temporadas em que apareceu em pelo menos 15 jogos, Aaron Rodgers terminou entre os 10 melhores jogadores da liga. Números que demonstram a segurança que Green Bay e seus torcedores encontram com ele em campo. Contra os Saints, na Flórida, a tendência é que Rodgers utilize de toda sua experiência para dar cadência ao jogo e também se valer de possíveis erros defensivos do adversário. Em uma destas faltas, Rodgers pode aplicar a 'adaga' em New Orelans, como fez dentro do Superdome na temporada passada.
A aposta
De acordo com o Power Football Index, mecanismo de projeções da ESPN, o Green Bay Packers é o favorito para vencer a partida. A probabilidade de triunfo dos 'cabeças de queijo' é de 55,1% por uma média de 1,9 pontos.
Ficha do jogo
New Orleans Saints x Green Bay Packers
Semana 1 da NFL
Data: Domingo (12), às 17h25
Local: TIAA Bank Field, em Jacksonville, Flórida
Onde ver: ESPN2, ESPN APP e Game Pass da NFL