Tennessee Titans e Houston Texans se enfrentam neste domingo (3) no NRG Stadium em partida válida pela semana 17 da NFL. É o último jogo da temporada para os Texans, que estão eliminados dos playoffs, enquanto os Titans precisam vencer para garantir a classificação sem depender de outros resultados. Caso a equipe visitante conquiste a vitória, o título da AFC Sul será assegurado e, junto dele, o seed #4 da Conferência Americana no mata-mata, que garante o mando de campo na rodada de wildcard. A derrota, porém, faz com que a franquia sediada em Nashville dependa de outros resultados para garantir sua vaga.
Possíveis cenários para os Titans:
Em caso de vitória sobre os Texans, o seed #4 está assegurado, e o oponente nos playoffs fica sendo mais provavelmente Miami ou Baltimore, mas Indianapolis e Cleveland seriam possibilidades. Em caso de derrota para Houston, Tennessee permanece como seed #4 se os Colts perderem para os Jaguars, que já carimbaram a primeira escolha geral do draft de 2021 e, portanto, não têm nada a “perder” com uma possível vitória. Os Titans estão eliminados se, além de sofrerem uma derrota neste fim de semana, testemunharem Colts, Ravens e Dolphins vencendo seus jogos. Dentre esses três times, basta, então, que apenas um dos três seja derrotado na semana 17 para que Tennessee garanta uma vaga na pós-temporada. Se os Colts vencem, porém, a equipe de Mike Vrabel pode passar apenas como wildcard neste cenário. O seed #5 faria com que Indianapolis fosse o adversário na primeira partida de playoffs, enquanto os seeds #6 e #7 apontam para Pittsburgh e Buffalo, respectivamente, como oponentes na semana que vem.
Realmente nada em jogo para os Texans
Em muitas ocasiões, quando um time da NFL está eliminado da pós-temporada, uma vitória na semana 17 acaba sendo impulsionada apenas pela rivalidade com o oponente. Há de se pesar, porém, que uma derrota pode significar uma escolha melhor no draft do ano seguinte, então alguns times podem acabar poupando ou encaminhando para cirurgias atletas que estariam jogando no sacrifício caso existisse alguma chance de classificação. Para Houston, no entanto, não há quase nenhum lucro significativo em obter uma seleção mais alta no draft, uma vez que as escolhas de 1ª e 2ª rodada da franquia em 2021 foram enviadas para o Miami Dolphins na troca que envolveu o offensive tackle Laremy Tunsil e o wide receiver Kenny Stills. Os Texans se veem, portanto, sem picks no Top 64 do draft do ano que vem: uma perspectiva bem complicada para o futuro de uma franquia cujo presente não é nada animador.
Panorama do jogo
A vitória dos Titans parece quase certa analisando o desempenho dos dois times ao longo do ano. A defesa dos Texans não consegue combater o jogo terrestre nem para salvar a própria vida, e nesta rodada enfrentam o líder da NFL em jardas de corrida: Derrick Henry. Uma partida de 150 jardas e 2 TDs não seria surpreendente para o running back de Tennessee, que tem condições de terminar a temporada como líder terrestre da NFL, com uma folga de quase 400 jardas, considerando que Houston cede mais de 150 por partida, e que Dalvin Cook, o segundo lugar no ranking, não joga nesta semana.
Os times vão a campo sem desfalques significativos no ataque nem na defesa. Os special teams, porém, serão subtraídos da principal estrela: Stephen Gostkowski, kicker de Tennessee, não entrará em campo, já que está na lista de Covid-19.
Aposta
Segundo o Power Football Index, da ESPN dos EUA, o Tennessee Titans tem chance de 58,1% de vitória, mesmo como visitante. O Houston Texans, em casa, aparece com 41,5%, e o índice considera o empate com 0,4%.