9c365144-0d1d-4a57-a20d-8b1eb8861d41_Nathalia-Gomes-Editora-1-aspect-ratio-1024-1024
Nathalia Gomes
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 13/04/2025
11:49
Atualizado em 13/04/2025
18:12
Compartilhar

Relacionada para a partida contra o Atlético de Madrid na manhã deste domingo, a jogadora Mapi León, do Barcelona, foi impedida de entrar em campo minutos antes de a bola rolar. A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) puniu a zagueira do Barça por ter tocado nas partes íntimas de Daniela Caracas, do Espanyol, durante partida de La Liga em fevereiro.

➡️Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

O Barça recebeu a punição há alguns dias, segundo o jornal "Marca", porém só informou publicamente minutos antes do duelo da 25ª rodada. O clube tentou recorrer à decisão, porém o argumento foi rejeitado. Mapi León foi punida em duas partidas, e cumpriu parte da pena neste domingo, quando foi cortada do confronto.

O anúncio da punição foi feito pelo Barcelona nas redes sociais após divulgar a escalação para enfrentar o Atlético de Madrid. A zagueira, que é uma das principais peças da equipe, também será baixa contra o Sevilla, na quarta-feira, pela 26ª rodada de La Liga.

Relembre o caso de assédio

No dia 9 de fevereiro, pela Liga F, a primeira divisão do futebol espanhol, a zagueira do Barcelona Mapi León foi acusada de assédio sexual ao tocar as partes íntimas da zagueira Daniela Caracas, do Espanyol. Embora o árbitro da partida não tenha sinalizado no momento do ocorrido, o lance foi flagrado pelas câmeras da cobertura de transmissão e veio à tona após o apito final.

Ainda aos 15 minutos do primeiro tempo, o Barça tinha uma bola aérea ofensiva, e subiu ao ataque com as atletas de maior estatura. Mapi León, zagueira da equipe, reebeu a aproximação da marcação de Daniela Caracas, que lhe deu uma leve trombada. Mapi, em resposta, usou os dedos da mão direita para tocar as partes íntimas da adversária, e questionou se ela tinha o órgão genital masculino.

As imagens do ato obsceno rapidamente foram notadas por quem acompanhava o jogo, e tomaram uma proporção grande no país, com o apontamento de assédio sexual e moral. A diretoria do Espanyol emitiu um comunicado repudiando a ação de León, e disponibilizou os serviços integrados à instituição caso haja desejo de Caracas em seguir com medidas legais.

Números de Mapi León na temporada pelo Barcelona

  1. 23 participações em 25 jogos em La Liga
  2. 1 gol marcado
  3. 5 assistências
  4. 7 participações em 8 jogos na Champions League
  5. 2 gols marcados
  6. 2 assistências
  7. 3 participações em 4 jogos na Copa da Rainha
  8. Nenhum gol, nenhuma assistência
  9. 2 participações em 2 jogos pela Supercopa Feminina da Espanha
Siga o Lance! no Google News