África anuncia Superliga com premiação de 100 milhões de euros
CAF lança nova competição para atrair maior público para o futebol da região
Nos moldes da Superliga Europeia, a CAF (Confederação Africana de Futebol) anunciou a criação da Superliga Africana com 24 clubes africanos com o objetivo de atrair maior público para o esporte no continente. A primeira edição deve acontecer entre agosto de 2023 e maio de 2024. A premiação será de 100 milhões de euros (R$521 milhões).
- A Super Liga Africana é uma iniciativa muito importante. Um dos principais problemas na África é o financiamento. Nosso objetivo é que o futebol de clubes africano seja de nível mundial e rivalize com os melhores do mundo – declarou o presidente da CAF, Patrice Motsepe.
A competição foi criada com o apoio da FIFA que há mais de um ano e meio, rechaçou a criação da Superliga Europeia.
+ Saiba quais são os sonhos mais ousados dos clubes brasileiros no mercado
Segundo seu presidente, a CAF utilizará gerados pela competição para manter os melhores jogadores na África e melhorar a infraestrutura dos clubes.
– Cada um dos 24 clubes que participar do torneio inicial receberá uma contribuição anual de 3,5 milhões de euros para comprar jogadores, pagar o transporte e as transferências de jogadores – disse Motsepe.
+ Veja 18 brasileiros com potencial para servir a Seleção Brasileira
O presidente da CAF também pediu aos governos africanos para construírem estádios que possam ser aprovado pela entidade. Assim os jogadores poderão jogar em seus países.
O dirigente, no entanto, não disse se a Superliga substituirá a Liga dos Campeões da CAF e a Copa das Confederações, segunda maior competição de clubes do continente e também não falou sobre os critérios de classificação para o novo torneio.