A segunda rodada da Champions League da Ásia teve um jogo cancelado na tarde desta segunda-feira (2). Trata-se da partida entre Sepahan, do Irã, e Al-Ittihad, da Arábia Saudita. O problema em questão se deu por um busto de Qassem Soleimani, general iraniano, morto em 2020, na beira do gramado. O time de Karim Benzema se recusou a entrar em campo.
Os conflitos diplomáticos foram os motivos da retirada da delegação do Al-Ittihad, com autorização de um representante da Confederação Asiática de Futebol (AFC). A Fifa proíbe manifestações políticas em partidas de futebol, o que pode ocasionar punição ao Sepahan. Apesar disso, uma derrota do Al-Ittihad por WO não foi descartada.
+ Jogadores do PSG pedem desculpas por cantos homofóbicos em clássico contra o Olympique
O general Qassem Soleimani foi morto em 2020, no Iraque, após bombardeio dos Estados Unidos. Além de seu busto, haviam outros dois, sem identificação, segundo pessoas próximas. O time arábe teria aceitado entrar em campo caso os bustos fossem retirados, mas a partida foi cancelada.
Com o fim dos bloqueios diplomáticos, a partida em questão marcaria um dos retornos dos clubes da Arábia Saudita ao Irã após sete anos. Na rodada anterior, o Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, venceu o Persepolis por 2 a 0, em Teerã. Já nesta terça-feira (3), será a vez do Al-Hilal, de Neymar, contra o Nassaji Mazandaran.
Confira a nota oficial da Confederação Asiática de Futebol (AFC)
A partida do Grupo C da AFC Champions League™ 2023/24 entre Sepahan FC e Al Ittihad FC, que estava programada para acontecer esta noite no Estádio Naghsh-e-Jahan, em Isfahan, foi cancelada devido a circunstâncias imprevistas.
A AFC reitera o seu compromisso em garantir a segurança dos jogadores, árbitros, espectadores e todas as partes interessadas envolvidas.
Este assunto será agora encaminhado às comissões competentes.