O goleiro do Liverpool, Alisson, foi eleito o melhor jogador brasileiro atuando na Europa em 2019. O goleiro da Seleção Brasileira conquistou esta 11ª edição do Samba de Ouro, ou Samba Gold, com 35,54% dos votos, e se torna o primeiro goleiro a conquistar o troféu.
A premiação recompensa uma temporada praticamente irretocável do ex-defensor da meta do Internacional de Porto Alegue. No ano que se passou, o atleta de 27 anos conquistou Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes com o Liverpool, além da Copa América pela Seleção Brasileira.
Além dos títulos coletivos, Alisson faturou todos os prêmios individuais possíveis para goleiros aos quais concorreu em 2019. O jogador foi eleito o melhor de sua posição no Campeonato Inglês e na Liga dos Campeões, na Europa pela Uefa, e no Mundo por Fifa e "France Football".
No Samba Gold, ele ficou à frente de seu colega de clube, Roberto Firmino, vencedor em 2018 (23,48%). Na terceira posição ficou Thiago Silva (10,46%), capitão de Paris-Saint-Germain e maior vencedor da premiação ao lado de Neymar, com três nomeações.
Com mais de 100.000 usuários mobilizados na internet e a participação de grandes eleitores, é a terceira vez que o Samba Gold elege um jogador do Liverpool. Além de Firmino, em 2018, Phillipe Coutinho, à época nos Reds, ficou com o prêmio em 2016.